Pela ordem durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva pelo firme posicionamento de repúdio ao terrorismo em virtude do ataque do grupo terrorista Hamas a Israel.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Cumprimentos ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva pelo firme posicionamento de repúdio ao terrorismo em virtude do ataque do grupo terrorista Hamas a Israel.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 35
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RODRIGO PACHECO, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POSIÇÃO, REPUDIO, TERRORISMO, GUERRA, GRUPO TERRORISTA, PALESTINA, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL.

    O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Pela ordem.) – Presidente, obrigado por me conferir esta oportunidade.

    Eu já tive, quando da abertura dos nossos trabalhos, instantes para que nós pudéssemos estabelecer a posição, mas a sua posição, como Presidente do Congresso, como Presidente da nossa Casa, reverbera muito mais forte e é muito mais audível, sem deixar quaisquer dúvidas em relação ao que nós pensamos desses episódios atrozes, de ignomínia completa, absurdos que foram cometidos, constatações de brutalizações, principalmente a crianças, pessoas indefesas de todas as idades e sob todas as condições.

    Então, eu, ao lado de todo o Colegiado, não poderia deixar de levar-lhe os nossos cumprimentos porque a sua voz posiciona o Senado Federal, posiciona o Parlamento brasileiro contrariamente, repudiando veemente, dura e incisivamente, como não poderia deixar de ser, esses atos, que não podem ser tidos senão como atos terroristas. Inaceitáveis, portanto.

    Ao lado desse reconhecimento, Presidente, V. Exa. também completava a sua fala inicial ao elogiar as medidas rápidas adotadas, de uma logística – Senador Jaques Wagner, Senador Rogerio Marinho, e V. Exas. hão de conceber –, de logísticas que não são fácies, para que em menos de uma semana pudéssemos, como haveremos de fazer até o próximo domingo, voltar a estar com pelo menos 950 brasileiros que estão sendo repatriados.

    O Governo brasileiro, através da decisão firme e imediata do Presidente Lula, colocou como preocupação primeira a de fazer essa repatriação a todos aqueles que não se sintam comodamente ainda no Estado de Israel e também daquelas menos de 30 pessoas que estão na Faixa de Gaza, para as quais há dificuldades para fazer esse deslocamento, mas também providências estão sendo adotadas.

    Então, os nossos cumprimentos ao comando, ao Ministro José Mucio, ao comando na figura do Comandante da Aeronáutica, ao Comandante das Forças, o Presidente Lula, por ter tomado essa decisão rápida de colocar a Força Aérea Brasileira , se necessário for, já foi adendado pelo Senador Jaques Wagner... Caso alguns não consigam fazer o deslocamento através de voos comerciais, o Brasil, através da sua Força Aérea, continuará a disponibilizar as suas aeronaves para que nós tenhamos todos aqueles e todas aquelas que se sentirem com o desejo de regressar ao nosso país.

    O Governo Federal, o Presidente Lula... Não há dúvidas, e eu acho que este não é o momento para que nós, por parte de alguns, assumamos a postura de um debate que não cabe neste instante. O Governo Federal, em nenhum instante, desde o primeiro momento, não tergiversou ao reagir duramente, como assim precisa, no reconhecimento a essas atrocidades perpetradas pelo grupo terrorista Hamas. É importante que assim seja feita esta alusão, como V. Exa. bem o faz em nome do Senado Federal.

    Os nossos cumprimentos não poderiam ser outros, e nós já bem sabíamos das suas palavras e do posicionamento do Congresso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2023 - Página 35