Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 10/10/2023
Comunicação inadiável durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comunicação inadiável para informar que o Presidente da República Lula da Silva determinou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar os brasileiros que se encontram em Israel, em virtude de ataques do grupo terrorista Hamas na região.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais:
- Comunicação inadiável para informar que o Presidente da República Lula da Silva determinou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar os brasileiros que se encontram em Israel, em virtude de ataques do grupo terrorista Hamas na região.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 62
- Assunto
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- DETERMINAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OFERECIMENTO, AERONAVE, DESTINAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL, OBJETIVO, RESGATE, BRASILEIROS, GUERRA, GRUPO TERRORISTA, PALESTINA.
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Para comunicação inadiável.) – Presidente, é para uma rápida comunicação.
Exatamente às 14h30min, do horário de Brasília, e às 20h30, do horário de Telavive, decolou de Israel o primeiro voo, por delegação e por determinação do Presidente Lula, do Governo brasileiro, o primeiro voo da Força Aérea Brasileira de resgate de brasileiros que estão em Israel.
Presidente, nós temos, dos dois lados do conflito, compatriotas nossos: são 14 mil brasileiros em Israel e outros 6 mil na Palestina. Com esse primeiro voo que decolou há quatro horas e que já está em direção, já está em destino à nossa capital, trazendo o primeiro grupo de 211 compatriotas nossos, inaugura-se a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate de nacionais em áreas de conflitos.
A determinação do Governo brasileiro, a determinação do Presidente Lula é de não deixar nenhum compatriota para trás.
Já temos mais de 1,6 mil brasileiros que manifestaram o desejo de retornar para cá, e nenhum desses nossos compatriotas, estejam na Palestina, estejam em Israel, serão deixados para trás, pela orientação e pela determinação do Governo do Presidente Lula.
É por isso que essa operação reunirá seis aeronaves da Força Aérea Brasileira. Serão mais de 15 voos que a Força Aérea fará, transportando os nossos compatriotas.
É importante também destacar, Presidente – e que não reste dúvida sobre isso –, a posição inequívoca do Presidente Lula e de nosso governo em relação ao que ocorre no Oriente Médio, ao que ocorre na Palestina e em Israel.
Essa posição foi expressa pelo Presidente da República logo após as primeiras horas do conflito. A primeira dessas posições é condenação total a atos terroristas, sobretudo às primeiras ações terroristas organizadas pelo Hamas.
A posição do Governo brasileiro, a posição do Governo do Presidente Lula foi, em primeiro lugar, deixar clara esta condenação.
O terrorismo não tem pátria. O terrorismo não tem posição política. O terrorismo não é um crime contra "a" ou contra "b" simplesmente, é um crime contra toda a humanidade. E terrorismo, seja ele qual for, não se justifica. E todo terrorismo será por nós condenado, em todas as suas formas.
Essa é a posição do Governo brasileiro. Essa é a posição oficial do Governo brasileiro. Essa é a posição que o Senhor Presidente da República expressou em todas as suas redes sociais, nos primeiros instantes, nas primeiras horas do conflito.
A segunda determinação foi esta: a de mobilizar a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate dos nossos compatriotas que estão lá. Em seguida a isso, foi lamentar, lamentar e chorar junto com as famílias de Ranani Glazer e de Bruna Valeanu, que foram, lamentavelmente – brasileiros, compatriotas nossos –, que estão entre as primeiras vítimas dos atos terroristas empreendidos pelo Hamas.
A posição brasileira em relação a esse conflito é conhecida desde 1947. Há de se destacar, inclusive, a responsabilidade nossa, por Oswaldo Aranha, na Fundação das Nações Unidas, a responsabilidade...
(Soa a campainha.)
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... inclusive, não somente na criação do Estado de Israel, mas a solução proposta pela Organização das Nações Unidas, desde 1947, da convivência pacífica de dois Estados: um Estado judeu e um Estado islâmico.
Em sequência a essa posição tomada pelo Governo do Presidente Lula, o Brasil, como integrante do Conselho de Segurança da ONU, tomou a iniciativa de convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU. De todas as nações do mundo, o Brasil foi uma das primeiras a tomar essa decisão, a anunciar essa decisão.
A verdade é essa, Presidente. A verdade é essa.
A posição brasileira é inequívoca, no sentido da condenação de quaisquer atos terroristas. Essa é a posição exarada pelo Senhor Presidente da República.
A verdade é que o Governo brasileiro tomou a iniciativa na convocação do Conselho de...
(Interrupção do som.)
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... Segurança da ONU e, ato contínuo, buscou...
(Soa a campainha.)
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... a ação de repatriamento de todos os brasileiros que lá estão.
Que sejam bem-vindos os primeiros 211 compatriotas nossos, que, até a madrugada de hoje e as primeiras horas de amanhã, deverão chegar aqui para o seio de suas famílias. A estes se reunirão vários outros que serão trazidos para o Brasil, para a nossa pátria, por parte dessa operação, que – destaco e reitero – é a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate de compatriotas em áreas de conflito.