Comunicação inadiável durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação inadiável para informar que o Presidente da República Lula da Silva determinou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar os brasileiros que se encontram em Israel, em virtude de ataques do grupo terrorista Hamas na região.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Comunicação inadiável para informar que o Presidente da República Lula da Silva determinou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar os brasileiros que se encontram em Israel, em virtude de ataques do grupo terrorista Hamas na região.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 62
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • DETERMINAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OFERECIMENTO, AERONAVE, DESTINAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL, OBJETIVO, RESGATE, BRASILEIROS, GUERRA, GRUPO TERRORISTA, PALESTINA.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Para comunicação inadiável.) – Presidente, é para uma rápida comunicação.

    Exatamente às 14h30min, do horário de Brasília, e às 20h30, do horário de Telavive, decolou de Israel o primeiro voo, por delegação e por determinação do Presidente Lula, do Governo brasileiro, o primeiro voo da Força Aérea Brasileira de resgate de brasileiros que estão em Israel.

    Presidente, nós temos, dos dois lados do conflito, compatriotas nossos: são 14 mil brasileiros em Israel e outros 6 mil na Palestina. Com esse primeiro voo que decolou há quatro horas e que já está em direção, já está em destino à nossa capital, trazendo o primeiro grupo de 211 compatriotas nossos, inaugura-se a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate de nacionais em áreas de conflitos.

    A determinação do Governo brasileiro, a determinação do Presidente Lula é de não deixar nenhum compatriota para trás.

    Já temos mais de 1,6 mil brasileiros que manifestaram o desejo de retornar para cá, e nenhum desses nossos compatriotas, estejam na Palestina, estejam em Israel, serão deixados para trás, pela orientação e pela determinação do Governo do Presidente Lula.

    É por isso que essa operação reunirá seis aeronaves da Força Aérea Brasileira. Serão mais de 15 voos que a Força Aérea fará, transportando os nossos compatriotas.

    É importante também destacar, Presidente – e que não reste dúvida sobre isso –, a posição inequívoca do Presidente Lula e de nosso governo em relação ao que ocorre no Oriente Médio, ao que ocorre na Palestina e em Israel.

    Essa posição foi expressa pelo Presidente da República logo após as primeiras horas do conflito. A primeira dessas posições é condenação total a atos terroristas, sobretudo às primeiras ações terroristas organizadas pelo Hamas.

    A posição do Governo brasileiro, a posição do Governo do Presidente Lula foi, em primeiro lugar, deixar clara esta condenação.

    O terrorismo não tem pátria. O terrorismo não tem posição política. O terrorismo não é um crime contra "a" ou contra "b" simplesmente, é um crime contra toda a humanidade. E terrorismo, seja ele qual for, não se justifica. E todo terrorismo será por nós condenado, em todas as suas formas.

    Essa é a posição do Governo brasileiro. Essa é a posição oficial do Governo brasileiro. Essa é a posição que o Senhor Presidente da República expressou em todas as suas redes sociais, nos primeiros instantes, nas primeiras horas do conflito.

    A segunda determinação foi esta: a de mobilizar a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate dos nossos compatriotas que estão lá. Em seguida a isso, foi lamentar, lamentar e chorar junto com as famílias de Ranani Glazer e de Bruna Valeanu, que foram, lamentavelmente – brasileiros, compatriotas nossos –, que estão entre as primeiras vítimas dos atos terroristas empreendidos pelo Hamas.

    A posição brasileira em relação a esse conflito é conhecida desde 1947. Há de se destacar, inclusive, a responsabilidade nossa, por Oswaldo Aranha, na Fundação das Nações Unidas, a responsabilidade...

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... inclusive, não somente na criação do Estado de Israel, mas a solução proposta pela Organização das Nações Unidas, desde 1947, da convivência pacífica de dois Estados: um Estado judeu e um Estado islâmico.

    Em sequência a essa posição tomada pelo Governo do Presidente Lula, o Brasil, como integrante do Conselho de Segurança da ONU, tomou a iniciativa de convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU. De todas as nações do mundo, o Brasil foi uma das primeiras a tomar essa decisão, a anunciar essa decisão.

    A verdade é essa, Presidente. A verdade é essa.

    A posição brasileira é inequívoca, no sentido da condenação de quaisquer atos terroristas. Essa é a posição exarada pelo Senhor Presidente da República.

    A verdade é que o Governo brasileiro tomou a iniciativa na convocação do Conselho de...

(Interrupção do som.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... Segurança da ONU e, ato contínuo, buscou...

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... a ação de repatriamento de todos os brasileiros que lá estão.

    Que sejam bem-vindos os primeiros 211 compatriotas nossos, que, até a madrugada de hoje e as primeiras horas de amanhã, deverão chegar aqui para o seio de suas famílias. A estes se reunirão vários outros que serão trazidos para o Brasil, para a nossa pátria, por parte dessa operação, que – destaco e reitero – é a maior operação da história da Força Aérea Brasileira de resgate de compatriotas em áreas de conflito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2023 - Página 62