Discurso durante a 156ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessâo de Debates Temáticos destinada a debater políticas de combate à fome, de garantia da segurança alimentar e de redução do desperdício de alimentos.

Autor
Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
  • Sessâo de Debates Temáticos destinada a debater políticas de combate à fome, de garantia da segurança alimentar e de redução do desperdício de alimentos.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2023 - Página 24
Assunto
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, POLITICA PUBLICA, COMBATE, FOME, INSEGURANÇA ALIMENTAR, PERDA, ALIMENTOS.

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores que aqui se encontram, Ministro Wellington Dias, que por aqui passou e que eu tenho a honra de ser a sua suplente e de estar aqui trabalhando e carreando bons frutos para o nosso estado, quero cumprimentar o Ministro Paulo Teixeira, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e dizer para o Ministro que o Piauí é pioneiro com relação às gôndolas nos supermercados. O Governo do Estado fez parceria com a empresária Van Fernandes do supermercado Carvalho Super, e lá já está distribuído em vários locais dentro do supermercado gôndolas com produtos da agricultura familiar. Isso nos honra muito, o Piauí estar contribuindo com o Governo Lula nesse projeto tão importante.

    Quero cumprimentar a Renata Miranda, que está aqui representando o Ministro Fávaro, que falou com muita propriedade, e que bom ter mulheres também como você ocupando o espaço de poder, seja bem-vinda; a Natália Tavares, que também falou muito bem aqui com muita propriedade, representando aqui o nosso querido Ministro André de Paula; o João Marcelo Pereira, Prefeito da cidade de Nova Lima, um jovem, pelo que vejo, e tão preocupado com a questão da fome no nosso país. Precisamos de pessoas e de homens também como você, Prefeito.

    Quero cumprimentar Eder Eduardo, Presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos; Rodrigo Segurado, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Clenio Nailto, Presidente em exercício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); João Dornellas, Presidente-Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; Rodrigo Fernandes Afonso, Diretor-Executivo da Ação da Cidadania; e Geyze Diniz, essa mulher de uma simplicidade e que eu poderia até dizer assim, que saiu da sua zona de conforto para ir ao encontro daquelas pessoas que mais precisam no nosso país. Precisamos de mulheres como você, Geyze. Seja bem-vinda aqui ao Congresso Nacional e conte comigo.

    Parabenizo o Presidente Rodrigo Pacheco pela iniciativa desta sessão temática sobre o combate à fome, garantia da segurança alimentar e redução do desperdício de alimentos. Este é um assunto que afeta milhões de famílias brasileiras e precisa ser pauta prioritária, sempre, em qualquer discussão sobre desenvolvimento social no nosso país.

    A presença do Ministro Wellington Dias aqui mostra o compromisso do Presidente Lula e toda a sua equipe com esta causa. As ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome já vêm fazendo uma grande diferença para as fatias mais carentes da população brasileira.

    O drama da fome tem solução e ela é menos complexa do que imaginamos. Em um passado recente, conseguimos tirar o Brasil do mapa da fome da ONU, graças a políticas públicas assertivas e gestão adequada dos recursos disponíveis. Hoje, os levantamentos apontam que há cerca de 33 milhões de brasileiros vulneráveis em situação de fome.

    Para alimentar esse contingente...

(Soa a campainha.)

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI) – ... são necessários 7 milhões de toneladas por ano. Parece muito? Sim, parece. Entretanto, o Brasil desperdiça oito vezes mais do que isso. Todos os anos são desperdiçados 55 milhões de toneladas de comida em nosso país.

    Essa situação não pode persistir, e a solução está em nossas mãos, Presidente. Vamos todos nos unir, Governo Federal, Parlamento, entes federados e sociedade para saciar a fome e dar dignidade aos brasileiros.

    O combate à fome passa por programas de renda mínima familiar e medidas para reduzir as desigualdades regionais e também depende de questões como estabilidade econômica do país, melhora na educação, geração de emprego, acesso à água e saneamento básico e proteção ambiental.

    Nós, representantes do povo, temos a obrigação de colaborar com o Governo Federal para que as políticas públicas atuem em sintonia, concorrendo para o sucesso do Plano Brasil sem Fome, lançado em agosto passado, sob a coordenação do nosso valoroso Ministro Wellington Dias.

    Finalizo, Sr. Presidente, relembrando as palavras do saudoso Herbert de Souza, o Betinho, um dos pioneiros da mobilização brasileira contra a fome: "Quem tem fome tem pressa"!; "A fome é a pior das indignidades do ser humano".

    Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2023 - Página 24