Pronunciamento de Chico Rodrigues em 18/10/2023
Presidência durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o trabalho desenvolvido pela CPI das ONGs.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Meio Ambiente,
Mudanças Climáticas:
- Considerações sobre o trabalho desenvolvido pela CPI das ONGs.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/10/2023 - Página 49
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Meio Ambiente
- Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
- Indexação
-
- REGISTRO, TRABALHO, CPI das ONGs (CPIONGS), REGIÃO AMAZONICA.
O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Nós ouvimos aqui atentamente a manifestação do nobre Senador Plínio Valério, do PSDB, do Amazonas.
Meu caro Senador Girão, nós que somos amazônidas e conhecemos esse tema como poucos, nós vemos exatamente a capacidade de mobilização, mas, acima de tudo, a presença extremamente questionável da grande, esmagadora maioria das ONGs, porque tem algumas ONGs que obviamente atendem nossas demandas, atendem os interesses nacionais, e quase sempre as ONGs nacionais, e vemos exatamente a insistência, a persistência, a obstinação do nobre Senador Plínio Valério, que deu a oportunidade da criação dessa CPI da qual nós fazemos parte, e vemos a cada dia, a cada interpelação, que o interesse dessas ONGs internacionais, obviamente, para esse gigante país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, que tem o que ninguém tem, que tem a Amazônia especialmente, é impedir ou frear o seu desenvolvimento, que, na verdade, hoje ou amanhã, será inquestionável no cenário das nações.
Portanto, essa obstinação do Senador Plínio Valério é extremamente louvável e nos alegra muito, porque tenho minhas dúvidas se, ao final, com tudo aquilo que ele vai apresentar e vai ser subscrito por todos nós membros possa ter algum efeito, porque os governos, e não apenas o Governo do Presidente Lula, os governos se curvam às ONGs, às ações das ONGs, mas, de qualquer forma, não deixará de ser um grito de alerta para que a população brasileira saiba das dificuldades de avanço que nós temos quando se trata de ações importantes como a questão da mineração, a questão da biodiversidade e de outros temas que são recorrentes. Portanto, não poderia deixar de fazer esse comentário sobre o pronunciamento do nobre Senador Plínio Valério.
Convido o Senador Eduardo Girão, assíduo, presente em todas as sessões desta Casa, e peço ao Senador Plínio Valério que me substitua para que, como inscrito que estou na relação – era o segundo orador inscrito – eu possa, depois da presença de dez minutos do Senador Girão, também fazer uso da palavra porque estou participando da oitiva do Chanceler brasileiro na Comissão de Relações Exteriores.
V. Exa. dispõe de dez minutos.