Presidência durante a 157ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, e a homenagear os que se dedicam ao cuidado, à proteção e ao resgate dos animais domésticos.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Proteção aos Animais:
  • Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, e a homenagear os que se dedicam ao cuidado, à proteção e ao resgate dos animais domésticos.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2023 - Página 21
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Meio Ambiente > Proteção aos Animais
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, ANIMAL, HOMENAGEM, ATIVIDADE PROFISSIONAL, PROTEÇÃO, RESGATE, Animal Doméstico.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – A senhora só reforçou o que eu disse desde o início: os números já justificam. Justificam já esta sessão e a fala de todos os senhores e senhoras.

    Antes de eu passar aqui os certificados, agradecendo a presença, a fala e a contribuição de todos que participaram aqui à mesa comigo, essa minha preocupação com os animais não é de hoje, não.

    A minha profissão, o meu trabalho sempre foi na Polícia Militar, para proteger e servir a sociedade. Eu já fazia esse trabalho de recolher – 64 mil gatos; se reproduzem rápido –, e a senhora, que é do Rio Grande do Norte, Natal, sabe que, na Engenheiro Roberto Freire, existe um calçadão que tem mais gato do que pedra portuguesa, e sempre vai alguém ali e os alimenta. Durante as blitze, as operações que eu exercia naquela cidade para salvar vidas, eu via pessoas passarem com os carros, não desviavam, passavam com os veículos em cima dos gatos. Eu presenciei isso. Os gatinhos atravessando a rua e motoristas não desviavam, passavam por cima. Preocupado com aquilo, eu ia lá e catava os gatinhos pequenininhos, catava a mãe, catava todo mundo. Os gatos também acho que já me viam e sentiam que era presença boa, pulavam dentro da minha viatura e iam comigo embora. E eu fiz esse trabalho por muito tempo.

    Mas a maldade humana... Eu recolhia vários gatos, levava para o órgão em que eu trabalhava, que era o Detran-RN, e eu mandava construir umas casinhas, e eu juntava, juntava, juntava, alimentava, dava palestra, comprava ração, ia fazer a castração... Mas denunciei um escândalo de corrupção dentro daquele órgão, e o resultado foi que, no dia seguinte, acho que uns 26 gatos foram envenenados.

    A partir daí, não tomei mais café naquele órgão, não bebia mais água, porque acho que mandaram um recado para mim, mas através dos bichinhos.

    Então, eu vou passar uns vídeos, também como policial militar. Esse meu empenho não é como Parlamentar, não é uma coisa política, não é uma coisa que eu fiz para me promover, nem foi minha bandeira de campanha. Nunca utilizei isso como bandeira de campanha. Nunca utilizei. Faço isto como ser humano, como pessoa que se preocupa, como ser humano que tem empatia por aquele que não sabe se defender, que não sabe falar. Eu não vejo gato ocupando plenário. A gente viu agora um cachorro recebendo homenagem, um cãozinho.

    Então, a senhora, que é do Rio Grande do Norte, sabe melhor do que eu, melhor do que o meu estado, que nunca utilizei isso como política. Utilizei isso sempre como ser humano. Cachorro abandonado na rua eu pegava, procurava o dono, ia deixar na casa...

    Então, esses vídeos vão mostrar algumas coisinhas... São de 2013, 2014, lá atrás, antes mesmo de eu ser Senador.

    Está pronto aí, Ana Paula? (Pausa.)

    Coloca o vídeo.

(Procede-se à execução de audiovisual.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Então, é isso.

    Então, não era o Senador Styvenson. Era o cidadão, era o ser humano, era uma pessoa que já fazia esse trabalho há muito tempo. Então, isso não é um oportunismo de ocasião, algo político, para ganhar votos dentro de números imensos, como foi dito aqui, como foi mostrado. Acho que, se todo mundo fizesse isso de forma silenciosa, mas que deveria ser dita, porque o bem tem que ser mostrado. Acho que a gente precisa defender a parte boa, e isso é a parte boa. Se eu não tivesse feito esse vídeo e colocado na rede social, eu não teria achado o dono.

    Por incrível que pareça, o nome do cachorro era Capitão. (Risos.)

    Eu sou capitão da PM. O nome do cachorro era Capitão, e a gente achou o dono. Ele tinha fugido. Mas, se a gente não tivesse localizado, talvez ele não tivesse retornado. Então, é isso.

    Eu vou convidar agora todos para o encerramento, para a entrega de certificados. De coração mesmo, agradeço a todos vocês que estão aqui, que estão no Brasil todo, em cada município, com toda a dificuldade, como foi narrado, com tanta diversidade, com tanta crítica, com tanta gente que não compreende. Que o que o nosso país tem problemas, tem.

    O nosso país tem problemas na saúde, na educação, tem problemas para todos os lados, e em nosso estado não é diferente. Agora, não quer dizer que um problema não possa ser resolvido por vez, por isso esta sessão hoje, para que a gente possa não só se manifestar neste dia especial, que é o Dia Internacional dos Animais Domésticos, mas, principalmente, para agradecer a todos os humanos que se sentem na obrigação e no dever de fazer o que aqueles críticos, os preguiçosos, os descrentes e os perversos não fazem.

    Então, para todos vocês, a melhor homenagem é trazida como representante deles.

    Eu agradeço demais pelos serviços prestados a esta causa.

    Vou colocar todos aqui na frente para efetuar essa entrega. (Pausa.)

    Eu convoco, primeiro, a mesa – falaram no meu ouvido aqui – e, depois, as instituições.

(Procede-se à entrega dos certificados.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Eu estou quebrando todos os protocolos hoje.

    Não é natural o Presidente de uma sessão ficar na posição em que eu estou, mas para ser ágil...

    Chamo Luciana da Silva Duarte, representante da ONG Toca Segura. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do certificado à Sra. Luciana da Silva Duarte.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Na sequência, Vânia Plaza, da ONG Fórum Animal. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do certificado à Sra. Vânia Plaza.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Elizabeth Rideko, do Projeto Resgato. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do certificado à Sra. Elizabeth Rideko.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Giani Quiroga Soares. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do certificado à Sra. Giani Quiroga Soares.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Projeto São Francisco, Ana Paula de Vasconcelos. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do certificado à Sra. Ana Paula de Vasconcelos.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Juliana, do Eu Amo Eu Cuido – pode vir – e Amanda, do Amigo Cão. (Palmas.)

    Não poderia esquecê-las.

(Procede-se à entrega dos certificados às Sras. Juliana Rocha Pinheiro e Amanda Lima.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Sr. Felippe Rodrigues, o senhor poderia vir aqui, por favor, para eu entregar em mãos ao senhor?

(Procede-se à entrega do certificado ao Sr. Felippe Rodrigues.)

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Com tristeza, mas com alegria – com tristeza porque vai acabar, mas com alegria porque a gente vai dar continuidade –, cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com suas participações.

    A todos vocês que assistiram esta sessão, pratiquem isso aqui também.

    Um abraço a todos!

    Que Deus proteja este país! (Palmas.)

    Está encerrada a sessão.

(Levanta-se a sessão às 11 horas e 35 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2023 - Página 21