Fala da Presidência durante a 17ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura de Sessão Solene destinada a comemorar os 35 anos de criação do Estado do Tocantins.

Autor
Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Abertura de Sessão Solene destinada a comemorar os 35 anos de criação do Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DCN de 05/10/2023 - Página 20
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar 35 anos de criação do Estado do Tocantins.

    HOMENAGEM

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - A presente sessão foi convocada em atendimento ao requerimento do Congresso Nacional no 13, de 2023, de minha autoria, do Senador Eduardo Gomes e do Deputado Federal Ricardo Ayres.

    Compõem a Mesa desta sessão solene juntamente com a Presidência o Sr. Eduardo Gomes, Senador da República, o Sr. Deputado Federal Ricardo Ayres, o Sr. Wanderlei Barbosa, Governador do Estado do Tocantins, Sr. Deocleciano Gomes Filho, Secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Tocantins.

    Convido todos para em posição de respeito entoarmos o Hino Nacional.

    (É entoado o Hino Nacional.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Convido todos para, em posição de respeito, entoarmos o Hino do Estado de Tocantins.

    (É entoado o Hino de Tocantins.)

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Neste momento, convido todos para assistirem no painel ao vídeo institucional preparado pelo Governo do Estado do Tocantins.

    (Exibição de vídeo.)

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Gostaria de convidar o Senador Confúcio Moura, que é tocantinense de nascimento, para estar conosco na Mesa. Ao mesmo tempo em que agradeço sua presença, convido-o a compor a Mesa.

    Sr. Senador Eduardo Gomes, requerente desta sessão; Sr. Deputado Federal Ricardo Ayres, também requerente desta sessão; Governador do Estado do Tocantins, Sr. Wanderlei Barbosa; Secretário-Chefe da Casa Civil, Sr. Deocleciano Gomes Filho, que neste ato representa todos os Secretários, Presidentes de autarquias e equipe do Governo do Tocantins aqui presentes, a quem agradecemos; Embaixador do Irã, Sr. Hossein Gharibi; Embaixador de Omã, Sr. Talal Al Rahbi; Embaixadora da Síria, Sra. Rania Al Haj Ali; representando a Ministra de Estado da Cultura, Chefe da Assessoria Parlamentar, Sr. Amauri Santos Teixeira; Sras. e Srs. Prefeitos dos Municípios do Tocantins aqui presentes — eu gostaria, nas pessoas do Prefeito Elves, de Aliança; do Prefeito Suzano, de Aparecida do Rio Negro; e do Prefeito Pastor João, de Mateiros, de agradecer e cumprimentar todos os Prefeitos do Estado do Tocantins —; senhoras e senhores membros do Corpo Diplomático da Polônia, da República Dominicana e da Síria; representando a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Juíza Julianne Marques, a quem agradecemos a presença; Secretário Extraordinário de Representação, Sr. Carlos Manzini; Sr. Secretário de Comunicação, Márcio Rocha; Sr. Secretário de Cultura, Sebastião Pinheiro; Sr. Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis; Sr. Secretário de Estado de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson; Sr. Secretário de Turismo, Hercy Ayres Rodrigues; Procurador-Geral do Estado do Tocantins, Kledson de Moura Lima; Srs. Vereadores dos Municípios do Tocantins — eu gostaria, nas pessoas dos Vereadores de Palmas que estão presentes, Major Negreiros, Waldson da Agesp, Nego do Palácio, Josmundo, Eudes, de agradecer a presença de todos os Vereadores; nosso colega de trabalho Senador Eduardo Siqueira Campos, a quem cumprimento, filho do ex-Governador Siqueira Campos, e Sr. Francisco Henrique, também filho do ex-Governador Siqueira Campos — neste ato, ambos representam a memória viva do nosso Estado —; Senador Bispo Guaracy, que está aqui também conosco; caro colega Deputado Federal Lázaro Botelho, que está aqui conosco representando também a bancada do Tocantins; Sr. Governador Wanderlei Barbosa; Sras. e Srs. Senadores; Sras. e Srs. Deputados; demais presentes e todos que assistem a esta sessão solene pela TV Senado e pela Internet, é com muita alegria que estou aqui, neste momento, para homenagear o nosso Estado do Tocantins, que orgulhosamente represento no Senado Federal e que está completando 35 anos da sua criação. A questão da divisão territorial sempre esteve presente na história do Brasil, e nós fomos bem sucedidos no desenho de um Brasil grande e unitário. Essa conquista inicial, fundamental para sermos o que somos hoje, evidentemente não poderia resolver questões internas sobre a nossa subdivisão territorial.

    Nesse sentido, as melhores oportunidades para debater o mapa do Brasil sempre ocorreram nas Assembleias Constituintes. A Assembleia Constituinte de 1997-1998 foi muito feliz, com muitas discussões de alto nível, para a criação de um novo projeto de Nação, que gostaríamos de encampar inclusive do ponto de vista geográfico.

    No meio político, ecoavam os anseios populares daquele momento histórico, que apontavam para a criação de Estados menores e mais ágeis em sua administração. Contudo, a maioria das propostas de redivisão territorial não prosperou na Assembleia Constituinte. Das várias tentativas de divisão territorial, apenas uma seguiu adiante e, inclusive, contou com o apoio do Estado original. Nós estamos falando da proposta de criação do Estado do Tocantins, encabeçada pelo então Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos, o nosso Siqueira Campos.

    Não pensem as gerações mais novas que só de flores foi feito este caminho. Não foi fácil. Antes dos debates na Assembleia Constituinte, ainda no século XIX, era efervescente essa discussão. Veio a Constituinte. Com ela, o debate sobre a criação do Tocantins estava instalado. Havia um ambiente propício entre os Parlamentares tanto do norte como do sul goiano. Parlamentares de outros Estados também viam a proposta com bons olhos.

    Foi com a promulgação da nova Constituição Federal, a Constituição Cidadã, de Ulysses Guimarães, que tanto nos orgulha, que ficou estabelecido, enfim, que o Estado do Tocantins seria oficialmente instalado a partir de 1o de janeiro de 1989.

    Em paralelo às comemorações, os tocantinenses, orgulhosos, arregaçaram as mangas e começaram a trabalhar firme para viabilizar as primeiras providências do jovem Estado. Tanto no setor público como na iniciativa privada, novos e antigos tocantinenses começaram, com o seu esforço, com a sua dedicação, a desenhar a identidade daquele lugar, destacando-o cada vez mais de Goiás, o nosso Estado irmão. Só nós tocantinenses de nascimento ou de coração sabemos como era difícil a vida no norte goiano quando tudo era Goiás.

    Podemos afirmar, passados 35 anos, que a experiência de criação e desenvolvimento do Estado do Tocantins é um case de sucesso. Nossa vocação agroindustrial deu bons frutos. Atualmente, somos referência na exportação de soja e carne bovina. Também produzimos e exportamos milho, arroz, abacaxi. Temos um setor mineral forte e bastante promissor. No meio urbano, contamos com uma vibrante construção civil, o que impulsiona também os setores de geração de energia elétrica e de tratamento de água. Por estarmos na região da Amazônia Legal, temos um olhar atento às questões ambientais, que são cada dia mais urgentes e relevantes, destacando-se o Tocantins à frente de todos os demais Estados desta Nação.

    O Tocantins é uma história nascida do descaso e do abandono de uma região esquecida por séculos. O sonho libertário do norte foi o horizonte e o destino de uma gente ávida pela construção de um novo lugar. Essa história foi desenhada nos contornos do coração. O Tocantins é uma história edificada com paciência, firmeza e determinação, que resultou num processo de destruição da miséria e numa trajetória de uma história que nos alegra e nos ilumina.

    Muitas foram as mãos que tornaram o Tocantins esse novo Estado. Devemos sempre reconhecer o empenho de homens e mulheres, as perdas, os ganhos, as lágrimas, os sorrisos e cada passo trilhado para ver como esse sonho foi sacramentado.

    A história do nosso Estado se mistura com a nossa própria história. Alguma vez, algum de vocês já parou para avaliar como seria a sua vida se não houvesse a divisão do Estado do Goiás e a criação do Tocantins? O que estaríamos fazendo? Seríamos pessoas públicas? Seria eu Senadora da República? Seria o Governador Wanderlei Barbosa o nosso Governador? O Senador Eduardo Gomes seria nosso Senador? O Deputado Federal Lázaro Botelho seria nosso Deputado? O Deputado Federal Ricardo Ayres seria nosso Deputado? O que seria dos nossos Secretários, Prefeitos? Quem seriam as nossas lideranças? A nossa história se mistura com a criação do Estado.

    Eu tenho certeza de que somos muito mais felizes, agraciados e abençoados. A criação do Tocantins possibilitou a realização dos sonhos de muita gente, inclusive de todos nós que estamos presentes neste evento.

    Quero agradecer a cada um por vir a esta sessão. Não posso deixar de mencionar a luta de milhares de pessoas que tornaram o momento da criação do Tocantins uma realidade. Não podemos nos esquecer de Teotônio Segurado, da luta individualizada de muitos homens e mulheres que acreditavam e sonhavam com essa possibilidade.

    Eu gostaria de fazer uma homenagem especial ao responsável por essa grande luta na Constituinte, o nosso Governador, Senador e Vereador, que teve uma história política de grande determinação: Siqueira Campos, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

    Em memória de Siqueira Campos, ressalto a luta dos nortenses que acreditaram que a união, a determinação e a firmeza do nortista poderiam se consolidar na criação desse Estado, que completa 35 anos. Com certeza, temos muitos desafios pela frente, para, a cada dia, melhorar as condições de vida das pessoas. Essa é a posição de Vereadores, Prefeitos, Prefeitas, Governadores, Senadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais, todas as lideranças que estão aqui presentes. Essa é a posição da EMBRAPA e dos pesquisadores que estão no nosso Estado. Tenho certeza absoluta de que valeram a pena o sonho, a determinação e a firmeza para que o Tocantins fosse criado e se tornasse, hoje, uma realidade. Queremos mais educação, mais saúde, mais desenvolvimento.

    Queremos que nenhum tocantinense morra de fome. Queremos que os tocantinenses tenham dignidade. Essa é a tarefa que nós comemoramos hoje, iniciando aqui no Congresso a homenagem à Constituição Cidadã, de 1988, com cada um de nós olhando para a nossa história e refletindo sobre como podemos fazer a diferença.

    Quero saudar os ex-Governadores Siqueira Campos, Moisés Avelino, Marcelo Miranda, Carlos Henrique Gaguim, Mauro Carlesse, Sandoval Cardoso e Raimundo Boi e o atual Governador, Wanderlei Barbosa.

    Chamo a atenção de todos para a necessidade de que saibamos o quanto esse Estado fez a diferença em nossas vidas. Em nome de todas as jovens aqui presentes, que deslumbraram a todos nós com o capim dourado, quero dizer o quanto nós temos de riqueza e de oportunidade no nosso Estado.

    Meu marido, Fernando Rezende, que está aqui, sonhou com isso e, quando viu a notícia da criação do Tocantins, disse: “Nós temos que ir para esse Estado”. Foi por Arraias que eu cheguei ao Tocantins. Fui muito bem acolhida e pude ver toda a luta dos tocantinenses. Hoje posso ver o desejo de construir um amanhã que seja bom não apenas para a Professora Dorinha, para o Senador Eduardo, para o Governador Wanderlei Barbosa, para o Deputado Ricardo Ayres, para o Deputado Lázaro Botelho, para os Prefeitos e Vereadores, mas que seja bom e justo para o tocantinense anônimo, silente, que espera que as nossas mãos e o nosso trabalho melhorem a sua vida. Agradeço a oportunidade de fazer esta homenagem.

    O Tocantins é criança espalhando alegria, é luz que ilumina os nossos caminhos, é esperança mostrando o presente de um futuro bom, é confiança que nos faz crer que pode ser ainda melhor.

    Muito obrigada. (Palmas.)

    Concedo a palavra, por 5 minutos, ao Sr. Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/10/2023 - Página 20