Fala da Presidência durante a 17ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Encerramento de Sessão Solene destinada a comemorar os 35 anos de criação do Estado do Tocantins.

Autor
Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Encerramento de Sessão Solene destinada a comemorar os 35 anos de criação do Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DCN de 05/10/2023 - Página 36
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), HOMENAGEM, MULHER.

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Muito obrigada, Senador Bispo Guaracy, por suas palavras e por acompanhar conosco esta sessão solene.

    Quero agradecer e, ao mesmo tempo, fazer um destaque. O Senador Eduardo Siqueira Campos mencionou a D. Aureny e toda a sua luta e trabalho, que são conhecidos no Estado. Aqui está presente a primeira-dama de Mateiros. Eu gostaria de, em nome das mulheres, dizer que nós estamos em luta permanente pela valorização e pelo respeito à participação política das mulheres. Eu gostaria de fazer justiça falando das mulheres, em especial de D. Aureny, como primeira-dama, como lutadora que fez história. (Palmas.)

    Menciono também Warner Pires, Marcela — esposa do ex-Governador Sandoval —, Dulce Miranda, Dra. Marilúcia, Virgínia Avelino, Rose Amorim, mulheres que tiveram oportunidade de, como primeirasdamas, lidar com o Estado. De igual forma, mulheres que são Prefeitas e governam Municípios no nosso e em outros Estados.

    Quero dizer da importância das mulheres nesse espaço político. Quando falamos de cota de mulheres, nós não estamos fazendo mi-mi-mi. Nós estamos dizendo que somos mais de 50% da população, temos voz e vez, queremos e vamos continuar trabalhando. (Palmas.)

    E a história se repete.

    Nós desejamos sucesso à nossa primeira-dama, que tinha um trabalho hoje — inclusive, conversamos mais cedo —, em nome de todas as mulheres que ocupam alguma posição em diferentes espaços da política, quer seja exercendo um mandato, quer seja na liderança diária. Eu faço referência, Governador, à Karynne Sotero, a quem peço que leve o nosso abraço, e a todas as mulheres, muitas silentes, que passam o dia a dia sustentado o trabalho e, ao mesmo tempo, olhando principalmente as causas mais importantes da população do nosso Estado e do País.

    Eu fui lembrada e acho importante destacar a menção que o Secretário Hercy Filho fez a Henrique Santillo, Governador de Goiás, que, na época da criação do Estado do Tocantins, com posição e fortalecimento, ajudou-nos a construir essa realidade. Sem a aquiescência de Santillo e a luta de todos os gestores e políticos da época, em Goiás, essa realidade não seria possível.

    Todos nós que já estivemos ou estamos aqui sabemos o quão difícil é a construção de um Estado, assim como a de um Município, que gera estrutura política e pode ocasionar perdas. Eu estou acompanhando a luta que acontece no Pará e, ao mesmo tempo, a luta contrária para que o Pará se divida. O Governador Siqueira Campos atendeu ao meu pedido, quando, na época da discussão sobre a divisão do Estado, com Carajás, gravou um vídeo, fez palestras. Há pouco tempo, eu tive a oportunidade de falar com um colega Senador que luta contra a divisão, dizendo o quanto isso foi importante para o Tocantins, assim como foi muito bom para Goiás e para o Brasil, porque nós integramos todo o Norte. A nossa posição e o desenvolvimento do Tocantins são ótimos para o tocantinense, mas são muito bons para o Brasil.

    Então, faço uma justa homenagem a Henrique Santillo, Governador de Goiás no período de criação do nosso Estado do Tocantins. (Palmas.)

    Nós estamos quase finalizando esta sessão solene. Não posso deixar de mencionar que muitos em Tocantins que acompanham esta sessão estarão nos diferentes Municípios fazendo festa em comemoração aos 35 anos do Estado. São 139 Municípios. Quero saudar Prefeitos, Prefeitas, Vereadores e Vereadoras.

    Quero ainda falar da população indígena. O nosso Estado tem orgulho de possuir hoje oito etnias representadas e distribuídas no Estado e, de igual forma, as terras quilombolas, com a luta por separação, pelas suas terras, pela documentação.

    Eu já saudei a imprensa.

    Quero cumprimentar ainda, em nome daqueles que nos acompanham — há muitas pessoas assistindo a esta sessão solene —, a Desembargadora Daniela Maranhão, uma entusiasta, tocantinense de coração, que, com certeza, acompanhou o quanto a força e a determinação de mudar a realidade do então norte de Goiás e do Estado do Tocantins valorizam a luta de todos nós. Muitos que não citamos também fizeram a diferença e puderam contribuir com a melhoria do nosso Estado.

    Acho que já o fiz, mas quero cumprimentar Fernando Rezende, ex-Vereador, e todas as pessoas que acreditaram no Tocantins, e, quando o Estado foi criado, imaginaram: “É lá onde eu quero criar a minha família”. Eu acredito que muitos foram e, os que não ficaram, levaram no coração um pouquinho do Tocantins na lembrança. Muitos permaneceram naquela luta de tornar o Tocantins o que é hoje, com 35 anos. E nós, quando olhamos o quanto avançamos, quando olhamos para o nosso futuro, imaginamos o quanto nós podemos fazer melhor, mais e mais.

    Obrigada, Governador Wanderlei Barbosa. Obrigada à sua equipe, aos Prefeitos e a todos os que, no dia a dia, cuidam do tocantinense. Obrigada a cada tocantinense. São homens e mulheres que acreditam na força e na energia desse porvir tão forte.

    Eu gostaria de pedir uma salva de palmas antecipada para o querido Genésio Sampaio Filho, o Genésio Tocantins, que veio a esta sessão solene. (Palmas.)

    Agradeço a toda a equipe da TV Senado, que mostra para o Brasil e para o nosso Estado este momento tão importante.

    O Sr. Genésio Tocantins vai cantar para nós uma composição dele intitulada Hino ao Tocantins.

    (Apresentação artística.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Professora Dorinha Seabra. UNIÃO - TO) - Sr. Genésio Tocantins, todos nós estamos muito emocionados com sua mensagem de fé e luta por meio do nosso hino do coração, o Hino ao Tocantins. A verdade acende a chama, e as crianças vão à escola mostrar tudo que foi construído até hoje na história do Tocantins.

    Nós vamos encerrar esta sessão com uma frase muito marcante: gente forte e fé no porvir. Nós acreditamos no porvir, que é construído por todos nós e também por quem não está aqui, mas espera que a gente honre a cada dia a história de Siqueira Campos, a história do Tocantins, a história de cada um de nós.

    Quero aproveitar para fazer um convite para quem ainda não a visitou. Refiro-me à exposição Tocantins 35 anos, realizada pelo Governo do Tocantins, em parceria com a Câmara e o Senado. Quero reforçar o convite para todos visitarem a exposição, no Salão Negro.

    Cumprida a finalidade desta sessão solene do Congresso Nacional, agradeço a todas as personalidades que nos honraram com sua presença.

    Declaro encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/10/2023 - Página 36