Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a homenagear os 10 anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a homenagear os 10 anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 12
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CRIAÇÃO, PROCURADORIA, MULHER, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Fala da Presidência.) – Minhas senhoras, meus senhores, sejam todos muito bem-vindos, os nossos cumprimentos matinais.

    Quero saudar as presenças de todas e de todos que trazem, por meio destas, a satisfação pela data comemorativa dos dez anos da nossa Procuradoria do Senado Federal.

    Quero cumprimentar a nação brasileira e todos que nos acompanham pelos veículos de comunicação que esta Casa disponibiliza para o devido acompanhamento das nossas atividades.

    Esta sessão especial do Senado Federal destina-se a homenagear os dez anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

    Nós declaramos aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, vamos iniciar os nossos trabalhos.

    A presente sessão foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 834, deste ano, de autoria da querida amiga e competente Senadora Zenaide Maia, ao meu lado, Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, e de outros Senadores e outras Senadoras da República, aprovado em Plenário. A sessão é destinada, portanto, a homenagear os dez anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

    Comporão a nossa mesa as seguintes convidadas:

    S. Exa., querida companheira, ex-Senadora, ex-Senadora não – atual Senadora, já estava me antecipando à Senadora Rosa de Freitas –, mas atual Senadora Leila Barros, que está se dirigindo ao Plenário, Senadora pelo Distrito Federal e Procuradora da Mulher do Senado no período 2021 a 2023. Conquistou a sede atual da Promul, um espaço amplo e vizinho à antiga sede, no qual as tarefas da Procuradoria podem se desenvolver com muita adequação e fez, como faz, grande parceria com a liderança da Bancada Feminina, instituída em 2021, para aprovação de um número recorde de leis.

    A nossa querida, sempre referenciada, Senadora da República que foi, seja bem-vinda de volta à Casa, Vanessa Grazziotin, Procuradora da Mulher... (Palmas.)

    Justas homenagens em aplausos à minha querida Senadora Vanessa.

    ... Procuradora da Mulher do Senado no período de 2013 a 2018. Precisamos lembrar, e assim o fazemos, em primeiro lugar, que a Senadora Vanessa Grazziotin, mais que haver sido Procuradora, primeira Procuradora da Mulher do Senado, conquistou a primeira sede para a Promul e foi uma das idealizadoras da campanha Mais Mulheres na Política, que tem sido uma de nossas bandeiras mais duradouras e igualmente exitosa, em consequência.

    Querida senhora, extraordinária funcionária desta Casa, nosso, como costumamos dizer, anjo da guarda, Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal.

    A Sra. Carmen Foro... Eu pronunciei corretamente?

    A SRA. CARMEN FORO (Fora do microfone.) – Sim.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério da Mulher, representando a mui digna Sra. Ministra Cida Gonçalves.

    Sra. Samantha da Rocha Souza, Coordenadora de Assuntos Legislativos da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, representando a querida Sra. Ministra Nísia Trindade.

    Nós convidamos a todos os presentes para que perfilemos em posição de respeito, acompanhando o Hino Nacional, que será executado pela Orquestra da Força Aérea Brasileira.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – A Mesa agradece à Orquestra da Força Aérea Brasileira e, nessa oportunidade, ressaltamos, mais uma vez, como assim o fizemos na semana passada sob a Presidência do Presidente Senador Rodrigo Pacheco e demais outros e outras integrantes, o extraordinário e inestimável trabalho e comprometimento que a nossa FAB tem demonstrado na repatriação dos nossos cidadãos e cidadãs brasileiros nesse infausto e lamentável cenário que se faz presente no Oriente Médio.

    Então, à FAB, os nossos renovados e reiterados cumprimentos.

    E muito grato pela presença dos integrantes da orquestra.

    Senadora Zenaide, como autora do requerimento, V. Exa. tem a palavra.

    Convido-a a ocupar a tribuna da Casa.

    Quero já registrar a presença, anunciada quando da composição da mesa, da nossa estimada, querida e amada Senadora Leila Barros.

    Senadora Zenaide, por gentileza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 12