Discurso durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 10 anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Autor
Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 10 anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 22
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CRIAÇÃO, PROCURADORIA, MULHER, SENADO, COMENTARIO, INSTALAÇÃO, BANCADA FEMININA.

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar aqui a Presidente da Mesa, a Senadora Zenaide, essa grande Senadora, nordestina, mulher brava e guerreira.

    Cumprimento a Senadora Leila Barros, representante aqui de Brasília, uma mulher realmente brilhante. Cumprimento a Senadora Vanessa Grazziotin – eu fico imaginando os desafios que a senhora enfrentou para que essa Procuradoria chegasse ao seu formato. Eu fico imaginando mesmo! Cumprimento, representando a Ministra de Estado das Mulheres, a Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, a Sra. Carmen Foro; representando a Ministra da Saúde, a Coordenadora de Assuntos Legislativos da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, a Sra. Samantha da Rocha Souza; quero cumprimentar a Diretora-Geral do Senado, essa grande mulher, grande diretora, Ilana Trombka.

    Hoje, nos reunimos aqui para celebrar os 10 anos da Procuradoria da Mulher no Senado Federal, um órgão responsável por promover e defender os direitos das mulheres, buscando garantir igualdade de gênero, combater a violência e a discriminação.

    Eu, como 2ª Vice-Líder da Bancada Feminina, tenho como um dos objetivos atuar no apoio às vítimas de violência, buscando incentivar a denúncia e apoiar medidas que visem a proteção e a garantia dos direitos das mulheres.

    A Procuradoria da Mulher no Senado Federal surgiu como instrumento de promover a igualdade de gênero, combater a violência e a discriminação contra as mulheres. Por isso, congratulo-me com as colegas que me antecederam pelo destaque desse importante órgão. A Procuradoria também tem a responsabilidade de realizar estudos e pesquisas sobre temas relacionados às mulheres, promover debates e eventos, além de colaborar e articular ações junto a outros órgãos e entidades que trabalham com a questão de gênero.

    Quero também dizer que nós estamos aqui lutando por um espaço no Senado Federal para instalar a Bancada Feminina, da qual eu faço parte, como as demais Senadoras, Senadora Leila e a Senadora Zenaide. Nós estamos aqui buscando um espaço para que a gente instale a nossa Bancada Feminina.

    Somos 15 Senadoras, a maior bancada do Senado Federal de todos os tempos, e temos o dever de ser a voz de milhões de mulheres brasileiras, promover o diálogo, garantir direitos e igualdade de gênero dentro do âmbito legislativo.

    Faço aqui também um chamamento às mulheres para que façam parte da política. É importante que as mulheres ocupem esse espaço, porque só assim, ocupando espaços de poder, nós podemos dar voz a todas as mulheres do nosso país. Eu sei que a maioria das mulheres que aqui se encontram estão ocupando espaço de poder, e, quando a gente ocupa espaço de poder, nós estamos dando voz a cada uma das mulheres do nosso país.

    Deixo aqui o meu abraço a todas vocês e muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 22