Pela ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos dez anos da Procuradoria Especial da Mulher, no Senado.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Comemoração dos dez anos da Procuradoria Especial da Mulher, no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 42
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DECENIO, CRIAÇÃO, PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER, SENADO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Permita-me, amigo especial e raríssimo homem público Oriovisto Guimarães, pois sei que o senhor pensa do mesmo modo.

    É com imensa satisfação – aproveitando aqui a presença de uma Senadora qualificadíssima, com um histórico também raríssimo, que a nossa querida Teresa Leitão –, é realmente imensa a satisfação com que participo desta sessão especial para dizer dos dez anos de existência da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e comemorá-los.

    Como defensor da causa feminina, costumo dizer que sou um privilegiado. Isso porque, em meu mandato como Senador da República, iniciado em 2019, tenho convivido com mulheres que deram e dão um novo brilho à Casa Revisora do Congresso Nacional. Vi, pela primeira vez, uma mulher ocupar a Presidência da prestigiosa Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, a querida amiga, irmã, Simone Tebet, hoje Ministra, assim como presenciei, em 2021, a criação da Bancada Feminina do Senado, que ampliou o protagonismo das Senadoras.

    Agora, comemoro, com muita alegria, os dez anos da Procuradoria Especial da Mulher, marcados por uma homenagem da atual ocupante do cargo, também irretocável, a Senadora Zenaide Maia, às suas antecessoras Vanessa Grazziotin, Rose de Freitas e Leila Barros, do vôlei. São mulheres naturalmente vinculadas à missão da Procuradoria, criada em 2013 pelo então Presidente do Senado Renan Calheiros, que é a de zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher.

    Fechando, vejo como essencial outro dos objetivos da Procuradoria Especial do Senado: o incentivo à participação feminina na política, com o objetivo de equalizar a representação de gênero nos espaços de decisão do país.

    Se as mulheres constituem a maior parcela da população do poder, elas têm direito de representação proporcional nas esferas do poder. Precisamos de mais mulheres no Legislativo, no Judiciário, no Executivo, assim como nas várias cadeias de comando da iniciativa privada. Democracia não combina com restrições ou discriminação, o que vale para gênero, raça ou credo.

    Aproveito o ensejo para render minha homenagem a cada uma das 15 integrantes da Bancada Feminina do Senado: Ana Paula Lobato, Augusta Brito, Damares Alves, Daniella Ribeiro, Eliziane Gama, Ivete da Silveira, Jussara Lima, Leila Barros, Mara Gabrilli. E é com prazer que faço este registro, Presidente Veneziano Vital do Rêgo. Desculpe se esqueci algum nome, porque finalmente temos 15 Senadoras entre nós. Desculpe, amigo Oriovisto Guimarães, e vou ficar aqui ansioso para te ouvir, porque sempre é uma aula.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 42