Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de voto contrário à preferência constante do Requerimento nº 950, de 2023, (Requer preferência para a votação da Emenda 8 (substitutiva) ao PL 5384/2020.) ao Projeto de Lei (PL) n° 5384, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública".

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação Superior, Proteção Social:
  • Manifestação de voto contrário à preferência constante do Requerimento nº 950, de 2023, (Requer preferência para a votação da Emenda 8 (substitutiva) ao PL 5384/2020.) ao Projeto de Lei (PL) n° 5384, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública".
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2023 - Página 76
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Superior
Política Social > Proteção Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • PREFERENCIA, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, REQUISITOS, SALARIO MINIMO, RENDA PER CAPITA, FAMILIA, PREENCHIMENTO, VAGA, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, CURSO TECNICO, ENSINO MEDIO, RESERVA, ESTUDANTE, ORIGEM, ESCOLA PUBLICA, COMPETENCIA, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Pela ordem.) – Presidente, é só para também expressar a manifestação do voto "não".

    Acho que é importante neste momento dizer isso com o poema mais antirracista que tem na história. Porque, na verdade, o que nós estamos falando neste momento, minha querida Benedita, é mais uma vez o confronto contra o racismo estrutural, porque se manifesta de diferentes formas esse racismo estrutural. Às vezes se manifesta com a tentativa das melhores das boas intenções.

    Denunciando isso, Castro Alves, há mais de um século, proclamou:

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus,

Se eu deliro... ou se é verdade

Tanto horror perante os céus?!...

Ó mar, por que não apagas

Co'a esponja de tuas vagas

Do teu manto este borrão?

Astros! noites! tempestades!

Rolai das imensidades!

Varrei os mares, tufão!

    Dizia Castro Alves para denunciar a desgraça dos navios negreiros, que traziam, pelo mar, o povo negro açoitado dentro dos porões.

    Os açoites se manifestam ao longo do tempo. A mesma noite dos desgraçados que rogava Castro Alves há um século em apelo, denunciando a forma como era trazido o povo preto da África para cá, nos porões dos navios negreiros, é atual. O açoite às vezes é substituído, os porões às vezes são substituídos. As raízes do açoite sempre se manifestam como atuais. Tal qual antes, a gente roga novamente:

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus,

Se eu deliro... ou se é verdade

Tanto horror perante os céus?!...

    Tanto horror, tanto horror! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2023 - Página 76