Discussão durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5384, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública".

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Educação Superior, Proteção Social:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5384, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública".
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2023 - Página 66
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Superior
Política Social > Proteção Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, REQUISITOS, SALARIO MINIMO, RENDA PER CAPITA, FAMILIA, PREENCHIMENTO, VAGA, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, CURSO TECNICO, ENSINO MEDIO, RESERVA, ESTUDANTE, ORIGEM, ESCOLA PUBLICA, COMPETENCIA, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para discutir.) – Sr. Presidente, vou começar falando de lá atrás, de quando eu tinha uns 14, 15 anos de idade, em que eu costumava falar que eu queria ser piloto, e o pessoal falava para mim que isso era impossível, pois eu era filho de pobre, não era filho de rico, e isso seria só para filho de rico. Quem conhece minha história sabe exatamente do que estou falando. Aí, eu lembro-me de que, naquele dia lá, quando eu cheguei à minha casa, D. Zuleika, minha mãe, olhou para mim e falou: "Olha, você tem a sua vida, eles têm a vida deles. Você pode ser tudo que você quiser na vida desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você". Bom, a vida passou, e eu consegui realizar os meus sonhos de ser piloto e outras coisas. E isso foi graças à educação. A educação sempre foi a mola propulsora de tudo isso.

    Por que eu comecei falando sobre isso? Porque a gente tem que dar oportunidade às pessoas para que elas consigam realizar seus sonhos através da educação.

    Eu gostaria, sinceramente, de não ter nenhum problema no país para a gente poder falar que todo mundo tem as mesmas oportunidades, que todo mundo consegue chegar à universidade, que consegue realizar tudo através da educação e que a gente não tem nenhuma diferença no país. Sinceramente, eu gostaria de falar isso, mas nós não temos isso. Esse é o problema que nós temos aqui agora.

    Nós podemos e devemos considerar, sem dúvida nenhuma, o poder aquisitivo das pessoas para ver como isso pode mudar a situação, mas nós não chegamos a esse ponto ainda. Portanto, eu me sinto, vamos dizer, na obrigação de apoiar o Senador Paim nessa iniciativa. (Palmas.)

    Nós temos a necessidade de corrigir essas coisas que nós temos no país, essas dificuldades. Nós temos ainda muitas diferenças. E eu vejo que medir essa situação vai ser uma medida da eficiência também do Governo ou dos governos na sua eficiência ou não de reduzir essas diferenças para que isso não seja mais necessário. E isso tem que ser cobrado por aqui. Então, isto aqui é um voto de confiança para que nós possamos realmente modificar o país através da educação. E, como membro da nossa Comissão de Educação aqui, nós todos os dias acompanhamos e votamos projetos de lei que buscam melhorar a nossa educação, mas essa é a base que nós vamos ter que usar para mudar as situações no país, essas diferenças que nós temos hoje. E, se nós temos a oportunidade de fazer alguma coisa com um projeto de lei, por que não fazer? Porque temos muitos jovens no país inteiro que ainda precisam de um apoio para que possam também realizar seus sonhos através da educação. Então, o meu voto é pela educação.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2023 - Página 66