Fala da Presidência durante a 160ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.

Autor
Augusta Brito (PT - Partido dos Trabalhadores/CE)
Nome completo: Augusta Brito de Paula
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Mulheres, Saúde:
  • Abertura de sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2023 - Página 15
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, OUTUBRO, CONSCIENTIZAÇÃO, CANCER, MULHER.

    A SRA. PRESIDENTE (Augusta Brito. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - CE. Fala da Presidência.) – Bom dia a todas. Bom dia a todos.

    Estamos aqui hoje fazendo a abertura desta sessão especial com muita felicidade em poder contar com a presença de cada um e de cada uma.

    Eu declaro aberta esta presente sessão, já registrando aqui também a presença da Senadora Ivete e da Senadora Jussara e agradecendo a Deus por podermos iniciar os trabalhos desta sessão especial.

    Esta presente sessão foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 906, de 2023, de autoria desta Presidência e dos Senadores que o aprovaram, por unanimidade, em Plenário.

    Esta sessão é destinada a celebrar o Outubro Rosa, já aqui agradecendo a todas e dizendo para todas que estão entrando que podem se sentar também desse outro lado aqui, nessas cadeiras dos Senadores e Senadoras. Esta sessão é especialmente para todas as mulheres e homens que aqui estão e que foram convidados. Podem se aproximar. Podem se sentar. Ficamos muito felizes com a presença de cada um e de cada uma que está chegando a este nosso Plenário.

    Como eu estava dizendo, esta sessão especial é destinada a celebrar o Outubro Rosa. Este mês especialmente é de conscientização em relação ao combate do câncer de mama. Então, nós, que estamos agora na Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, achamos viável e necessário que fizéssemos esta sessão especial para ressaltar a verdadeira importância de a gente ter o autocuidado e de a gente, não só no mês de outubro, também dar visibilidade ao câncer que mais mata, especialmente a nós mulheres. Então, estou muito feliz com todas e todos que estão aqui.

    Quero registrar a presença destas ilustres mulheres que estão aqui compondo a mesa: Senadora Jussara; daqui a pouco, também vai chegar a Deputada Camila Jara, que faz parte, como Relatora, da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher; nossa querida Diretora-Geral Ilana Trombka – toda vez eu erro, Ilana; mas um dia eu acerto –; temos também a médica – eu quero agradecer-lhe especialmente por estar aqui; muito obrigada por estar presente –, a nossa Dra. Karimi Amaral; temos também a Patrícia, Coordenadora da Liga do Bem, que existe aqui no Senado e, através desta sessão especial, tive a oportunidade de conhecer.

    Já quero aqui ressaltar a grande importância de ter a Liga do Bem, sendo coordenada pela nossa Diretoria do Senado, especialmente pela Patrícia, que está à frente dos trabalhos, e pela Ilana também. Sobretudo as servidoras do Senado, e não só as servidoras, mas a população do entorno como um todo, aliás, da cidade de Brasília, também podem contar com o apoio e com todos os serviços que são prestados pela Liga do Bem. Eu estou agora encantada com o trabalho que é feito.

    E tenho certeza de que aqui a gente vai, durante a sessão especial, contar um pouco mais para que também as servidoras do Senado, sobretudo as mulheres que nós convidamos hoje, que fazem parte e estão no dia a dia nos serviços gerais, juntamente com os Senadores e Senadoras, pudessem estar aqui hoje sentadas nas cadeiras dos Senadores e Senadoras e ter a oportunidade de ouvir tantas mulheres que aqui estão e também, sobretudo, a nossa querida médica, que vai falar um pouco mais sobre a questão da prevenção do câncer de mama, para que a gente entenda que, em algum momento da vida, a gente precisa parar, precisa se olhar, precisa se cuidar, para que a gente possa evitar, com certeza, também o câncer de mama. Nós sabemos que ele tem cura, e, se ele diagnosticado com antecedência, a cura ainda é mais fácil. A gente precisa se fortalecer para que, quando descobrir que tem o câncer de mama, a gente não fique desesperadamente achando que vai morrer, mas, para isso, a gente precisa estar verdadeiramente com a rede de apoio, seja através da Liga do Bem, seja através de hospitais, de médicas, de instituições que existem e fazem esse amparo, mas a gente tem que saber que existe a possibilidade de cura. E a gente tem também como prevenir para que isso não aconteça, e é o que mais importa nesta sessão de hoje que nós estamos realizando.

    Eu queria também falar que nós estamos, muito especialmente na mesa, com a nossa querida colaboradora, Sra. Maria José Félix. Eu digo assim, não menosprezando as demais que estão aqui na mesa: eu acho que ela, de hoje, desta sessão, será a principal fala que todos nós poderemos ouvir, porque é de superação, é exatamente de exemplo de vida, é de quem viveu e conseguiu a vitória, para que sirva de exemplo positivo para tantas outras mulheres que estão passando pela mesma dificuldade. Que a gente possa se espelhar num bom exemplo, num exemplo positivo e possa também criar força, tantas e tantas que estão aqui, que também passaram ou estão passando, ou conhece alguém da família, ou conhece uma vizinha, ou conhece uma amiga que esteja passando também por uma dificuldade de fazer um tratamento de câncer de mama.

    Muito especialmente, eu já agradeci a toda a mesa e quero dizer que vou ter que me ausentar um pouco e voltar, porque tudo acontece no Senado na mesma hora. Tem um momento muito importante agora na CCJ, que vai ser a sabatina das indicações do STJ, e eu sou Relatora de uma dessas indicações. Quando a gente marcou este momento, não estava ainda agendado, mas as coisas vão acontecendo. E aí eu vou ter que me ausentar por alguns minutos desta sessão especial, muito especial, especialíssima, mas eu vou deixar aqui uma grande Senadora, que vai ficar à frente coordenando e comandando esta sessão com vocês, e volto. Eu nem vou fazer minha fala agora, porque eu tenho certeza de que eu vou voltar, e eu quero muito fazer essa fala de uma forma tranquila e poder ouvir também as convidadas e poder compartilhar com todas que aqui estão.

    Eu quero agradecer, sobretudo, a toda a assessoria e à Arianne, que se empenhou muito em fazer este momento bem acolhedor para que vocês se sintam dentro do Plenário do Senado verdadeiramente acolhidas e para que a gente entenda que este espaço também é exatamente para ser ocupado por todas e todos, sobretudo pelas mulheres que aqui estão.

    Muito obrigada.

    Eu vou já passar o comando dos trabalhos da sessão para a Senadora Jussara, já lhe agradecendo e me comprometendo a voltar para fazer, em breve, a minha fala.

    Muito obrigada. (Pausa.)

    Só me redimindo: eu quero registrar que a Ludmila também está aqui na mesa.

    Não sei se vocês estão percebendo que hoje está com uma conjuntura toda especial de todos os assessores, aliás, assessoras, aqui hoje, mulheres, todas caracterizadas de rosa para mostrar a importância deste momento que está acontecendo hoje no Plenário.

    Muito obrigada a todas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2023 - Página 15