Discurso durante a 160ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.

Autor
Ivete da Silveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Ivete Marli Appel da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Mulheres, Saúde:
  • Sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2023 - Página 23
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, OUTUBRO, CONSCIENTIZAÇÃO, CANCER, MULHER, COMENTARIO, IMPORTANCIA, EXAME, PREVENÇÃO.

    A SRA. IVETE DA SILVEIRA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas as senhoras aqui presentes, em especial à Presidente e requerente desta sessão, a Senadora Augusta Brito; à Senadora Jussara Lima, agora na Presidência; à Sra. Deputada Federal Camila Jara; à Diretora-Geral do Senado, Sra. Ilana Trombka; à médica mastologista, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sra. Dra. Karimi Amaral; à Coordenadora da Liga do Bem do Senado Federal, Sra. Patrícia Seixas; e à colaboradora do Senado Federal, Sra. Maria José Félix.

    Eu quero dizer a vocês que eu preparei um discurso para esta data tão importante, o Outubro Rosa, mas, ao invés de eu ficar lendo alguma coisa, eu vou contar para vocês o que eu passei, depois que a Dra. Karimi Amaral falou da importância do exame preventivo de mama – e não só de mama, mas do exame preventivo.

    Eu tenho por hábito, todo mês de abril, fazer um check-up, e, na minha mamografia, para minha surpresa, apareceu uma mancha. "E aí? Será? Você tem mastologista". Eu fui, ele olhou e disse: "Senadora, eu vou pedir uma biópsia, porque tem uma manchinha aqui que não é possível detectar". Fiz a biópsia e, para minha surpresa, era um câncer; deu positivo.

    Vocês, hoje, olhando para mim, não notam, mas, no dia 17 de maio, eu me submeti a uma cirurgia para a retirada do câncer. A minha sorte, graças a Deus, é que foi um câncer de 9mm, doutora, e, com isso, eu não precisei tirar o seio, foi só um cortezinho lateral. Depois, foram feitos novamente novos exames, e o médico me disse que eu estava curada.

    Não fosse esse exame preventivo, eu... Porque é uma doença silenciosa, eu não sentia nada, absolutamente nada. Só por causa do meu hábito e como tenho que estar com saúde para trabalhar pelo meu estado e pelo meu Brasil, eu fiz o check-up e, graças a Deus, estou aqui – e graças aos médicos e graças aos exames preventivos que fiz. Então, não esperem o Outubro Rosa, façam sempre o exame preventivo. É isso que peço.

    Meu muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2023 - Página 23