Presidência durante a 170ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Educação, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2023 - Página 31
Assuntos
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Obrigado ao Sr. Carlos Procópio, Vice-Reitor do Instituto Federal de São Paulo.

    Aliás, quero também fazer um comentário. Desculpem-me por ficar fazendo esses comentários intermediários, mas é que, às vezes, surgem alguns temas que são importantíssimos de a gente comentar aqui.

    A possibilidade dos institutos federais, dada a sua capilaridade e o número deles espalhados pelo Brasil, de trabalharem com os arranjos locais é muito importante para que a gente consiga fazer esse desenvolvimento naquele local, um desenvolvimento econômico que é levado àquele local através da educação. Então, esse é o sonho que eu sempre tive de utilizar os institutos federais naquela localidade para ter centros de excelência distribuídos pelo Brasil, mas conectados, vamos dizer assim, de uma forma sinérgica com o país inteiro.

    Outro ponto é com relação à evasão, até me esqueci de citar. Hoje em dia, com tantas distrações – vamos colocar dessa forma – para os nossos jovens da educação, com acesso à informação via celular e outras formas o tempo todo, é importante o contexto, ou seja, que as atividades profissionais trazidas dentro do ensino profissionalizante acabem dando um contexto para esse jovem, para que ele entenda por que precisa aprender Matemática, por que precisa aprender Física. Porque aquilo é aplicado diretamente, ou seja, para resolver os problemas, é uma situação de projeto, vamos dizer assim, aprendendo por projeto. Isso é muito bom também.

    Acho que a gente tem o Wellington... (Pausa.)

    Ah, não conseguiu se conectar?

    Bom, então a gente continua a nossa sequência.

    Eu concedo a palavra à Sra. Edleide Epaminondas de Freitas Alves, Gerente de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), por dez minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2023 - Página 31