Discurso durante a 170ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2023 - Página 42
Assuntos
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, COMENTARIO, FRENTE PARLAMENTAR, DEFESA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, BRASIL.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar. Por videoconferência.) – O.k. Foi liberado agora, não é? O.k.? (Pausa.)

    Meu caro Presidente, Senador Marcos Pontes, registro, mais uma vez, com orgulho, termos no PL um Senador que foi o mais votado do Brasil, um dos mais preparados, com certeza, do Congresso Nacional, pela sua experiência de ter sido Ministro da Ciência e Tecnologia e, principalmente, também, por estar procurando dentro do Senado atuar nas áreas mais importantes.

    Hoje nós temos uma audiência pública em que o assunto é a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante no Brasil. Fiquei assistindo o tempo todo ao evento, à audiência, às premiações – com certeza, todas elas muito bem escolhidas e muito bem merecidas. E eu, como ex-aluno também da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente, a maior escola do mundo – são mais de 5 mil hectares em uma fazenda muito bem localizada às margens das BRs-364, 163 e 070, porque elas se sobrepõem nesse trecho –, sei da importância que tem o ensino profissionalizante para que um jovem possa começar a ter o seu desempenho, trabalho, enfim, tendo oportunidade de ajudar a família e também ainda buscar novas oportunidades na vida.

    Portanto, eu quero, aqui, Senador Marcos Pontes e todos aqueles envolvidos e comprometidos com o ensino profissionalizante, me colocar e ser um grande parceiro nesse trabalho e nesse movimento, junto à frente parlamentar, no sentido de valorizar cada dia mais o ensino profissionalizante e buscar os recursos necessários para isso. Inclusive, agora vamos votar o Orçamento; quero ser seu parceiro para que a gente possa colocar uma emenda de Comissão com recursos expressivos para fortalecer o ensino profissionalizante no Brasil.

    Eu destaco aqui, no meu estado, o Instituto Federal de Educação Tecnológica, muito bem dirigido pelo Magnífico Reitor Julio César, que tem feito um trabalho brilhante. Hoje, o Instituto Federal de Educação Tecnológica está presente em 19 regiões, campi, no Estado de Mato Grosso. E a Escola Técnica Federal de Cuiabá também é uma das escolas mais tradicionais do Brasil, com mais de cem anos.

    Por isso, Senador Marcos, a iniciativa de V. Exa. com certeza vai ajudar muito a nossa juventude, vai ajudar o Brasil – aqui em Mato Grosso, por exemplo, nós vivemos hoje um apagão de mão de obra qualificada –; por isso e, mais ainda, por toda a necessidade de fazer com que o Brasil possa retomar campos de trabalho, postos de trabalho e, principalmente, para preparar a nossa juventude para um futuro tão competitivo na área da ciência e tecnologia.

    Eu agradeço muito poder participar desta sessão, colocando-me como um grande parceiro no trabalho e no desafio que teremos pela frente.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2023 - Página 42