Discurso durante a 173ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lamento pelo falecimento da estudante Ana Clara, em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, destacando supostas falhas da empresa Time For Fun, responsável pela organização do espetáculo.

Consternação pela morte do Sr. Gabriel Mongenot Santana Milhomem.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Lamento pelo falecimento da estudante Ana Clara, em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, destacando supostas falhas da empresa Time For Fun, responsável pela organização do espetáculo.
Homenagem:
  • Consternação pela morte do Sr. Gabriel Mongenot Santana Milhomem.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2023 - Página 13
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • PESAMES, MORTE, ESTUDANTE, EVENTO, ARTISTA, RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, ORGANIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE, ESPETACULO.
  • PESAMES, MORTE, VITIMA, HOMICIDIO, BAIRRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE, CRIMINOSO.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) – Sr. Presidente Senador Mecias – obrigado, Senador Izalci, Girão, Laércio, Zenaide –, minha fala é muito rápida.

    Venho a esta tribuna expressar minha profunda consternação e o pesar que reveste Mato Grosso do Sul diante dos recentes eventos trágicos relacionados ao show da cantora Taylor Swift, realizado no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade da empresa Time For Fun.

    Lamentavelmente, a turnê revelou-se um fracasso organizacional, com mais de mil pessoas buscando atendimento médico devido à série de falhas logísticas. Relatos preocupantes incluem restrições à entrada de vasilhames de água, dificuldade em se obter água no interior da arena, mesmo diante do forte calor que estava naquela cidade naquele dia. Casos de desidratação, queimaduras por contato com superfícies superaquecidas pelo sol e outros que não passam de uma maneira arrazoada na nossa consciência.

    É imperativo investigar a responsabilidade objetiva da empresa do setor de entretenimento, pois, de maneira trágica, houve ao menos uma vítima fatal. Uma jovem de 23 anos, moradora de uma cidade do norte do Mato Grosso do Sul, especificamente Sonora, de 23 anos. Essa jovem, Ana Clara, estudante de Psicologia, teve seus sonhos e de toda a sua família interrompidos não por uma fatalidade, mas por falhas na organização do evento.

    A elevada temperatura no Rio de Janeiro, atingindo quase 43ºC, com sensação térmica de 60º durante o show, demandava medidas preventivas eficazes. A entrada de água em embalagens seguras, melhoria no sistema de ventilação de forma apropriada, organização de filas e aumento de postos de hidratação são medidas minimamente razoáveis e simples que poderiam ter evitado esses problemas.

    Gostaria de ressaltar aqui a atuação das autoridades competentes não só do Governo Federal, mas da Prefeitura do Rio de Janeiro ao adotarem medidas emergenciais, com a necessidade de regulamentação mais eficiente nesse setor.

    Além disso, tragicamente também, um morador da capital Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Gabriel Mongenot Santana Milhomem, de 25 anos, foi vítima de um crime violento, no dia seguinte, no bairro de Copacabana. Apelo às autoridades do Rio de Janeiro para que se tomem medidas que evitem a repetição dessas situações e garantam que os responsáveis por tais atos enfrentem a devida justiça.

    Neste momento de luto, gostaria de expressar solidariedade a todas aquelas pessoas que são próximas, aos pais, parentes, amigos e colegas não só da Ana Clara, como também do Gabriel. Que encontrem conforto neste difícil momento e que essas tragédias sirvam de alerta para as autoridades competentes sobre a necessidade de medidas preventivas e regulamentação todas as vezes que eventos com grande público venham a ocorrer no nosso país.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2023 - Página 13