Pronunciamento de Leila Barros em 21/11/2023
Presidência durante a 174ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal
Encerramento de sessão de debates temáticos destinada a discutir os desafios e propostas do Brasil para a COP 28.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Mudanças Climáticas:
- Encerramento de sessão de debates temáticos destinada a discutir os desafios e propostas do Brasil para a COP 28.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/11/2023 - Página 49
- Assunto
- Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, PROPOSTA, CONFERENCIA INTERNACIONAL, CLIMA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF) – Grata pela participação, Leticia Luz, Gestora de Projetos do instituto Clima de Eleição.
Bom, estamos finalizando a nossa sessão de debates temáticos, cujo tema foi discutir os desafios e as propostas do Brasil para a COP 28.
Só reforçando, nós viemos aqui discutir algo muito mais amplo, não um setor, nem... Enfim, nós não somos contra nenhum setor. O que nós queremos aqui é de fato trazer soluções e alimentar conjuntamente as nossas expectativas com relação ao Brasil nessa COP. Eu vejo que todos estão muito motivados. A gente tem uma expectativa grande – não só vocês todos, mas nós que vamos também participar dessa COP 28.
Acredito que é um momento importante para o Brasil. Sabemos que também deixamos de fazer, durante esses últimos anos, o nosso dever de casa, mas começamos devagar a entrar de novo nos trilhos. E os desafios colocam-se à mesa.
Eu quero agradecer a todos vocês e dizer, em nome do Senado Federal, independentemente dessa polarização que, muitas vezes, a gente encontra aqui nos debates, que a grande maioria entende o trabalho de todos vocês. Somos muito gratos à contribuição de todos vocês no debate e nos nossos trabalhos aqui na Casa, no Senado Federal e no Congresso Nacional.
Ainda bem que o Brasil tem cabeças que pensam, cabeças que se preocupam com o coletivo. Não adianta mais olharmos para setor A ou setor B, porque a água já está aqui, já está tocando as nossas narinas. Independentemente de estar numa situação privilegiada ou não, essa situação já está afetando a todos nós. Ninguém vai escapar se nós não tomarmos ações e tivermos atitudes objetivas o mais urgente possível. E nós aqui, no Brasil, temos que fazer o nosso dever de casa.
Então, cumprindo a finalidade desta sessão de debates temáticos, a Presidência declara o seu encerramento.
Gratidão mais uma vez e até a próxima.
Obrigada! (Palmas.)