Pela ordem durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca da retirada pela família, no IML, do corpo de Cleriston Pereira da Cunha, cidadão preso pelo STF por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2022, simultaneamente à condecoração do Ministro Alexandre de Moraes, pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Autor
Marcos do Val (PODEMOS - Podemos/ES)
Nome completo: Marcos Ribeiro do Val
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Governo Federal:
  • Comentário acerca da retirada pela família, no IML, do corpo de Cleriston Pereira da Cunha, cidadão preso pelo STF por suposto envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2022, simultaneamente à condecoração do Ministro Alexandre de Moraes, pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2023 - Página 69
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, RETIRADA, FAMILIA, INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL (IML), CORPO HUMANO, DETENTO, DECISÃO JUDICIAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SIMULTANEIDADE, HOMENAGEM, CONDECORAÇÃO, MINISTRO, ALEXANDRE DE MORAES, CONCESSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.

    O SR. MARCOS DO VAL (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - ES. Pela ordem.) – Presidente, eu queria complementar esse desabafo do Senador Magno Malta, que é do meu estado, porque eu acabei de receber aqui a informação de que, ao mesmo tempo que, ao mesmo tempo em que a família, Senador Magno Malta, está lá no IML retirando o corpo, o Ministro Alexandre de Moraes recebeu do Presidente da República Lula uma faixa de comenda e o Ministro dos Direitos Humanos também.

    Isso é um desaforo, isso aqui, gente, colegas, é um desaforo, é uma afronta para nós Senadores. Ao mesmo tempo em que eu tenho escutado que o Ministro Alexandre de Moraes é a pessoa mais cruel que já nasceu neste país, eu tenho escutado isso de vários juristas, hoje ele acaba de chancelar isso porque, enquanto a família de quem ele poderia ter preservado a vida, que é uma obrigação do Estado quando o preso está em regime fechado, ele deixou essa gravidade acontecer e, hoje à tarde, enquanto a família está reconhecendo o corpo no IML, ele está recebendo uma faixa de comenda aqui, Senador Magno Malta, não sei se você viu. É realmente um desaforo e um desrespeito ao Senado Federal.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2023 - Página 69