Pela ordem durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade aos 400 mil brasileiros custodiados provisoriamente por conta da lentidão da Justiça.

Autor
Alessandro Vieira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
Nome completo: Alessandro Vieira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias:
  • Manifestação de solidariedade aos 400 mil brasileiros custodiados provisoriamente por conta da lentidão da Justiça.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2023 - Página 71
Assunto
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, GRUPO, BRASILEIROS, SITUAÇÃO, CUSTODIA, CARATER PROVISORIO, MOTIVO, AUSENCIA, CELERIDADE, ATUAÇÃO, JUSTIÇA.

    O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SE. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Só para fazer dois brevíssimos registros. Primeiro, que eu fico muito feliz em ver que a compreensão de que ninguém, numa República, está acima da lei começa a se tornar um senso comum nesta Casa. No ano de 2019, quando iniciamos o movimento justamente de encontrar caminhos para identificar e, eventualmente, punir desvios de conduta de ministros, vários que hoje fazem aqui discursos inflamados se colocaram contra. Então, este é o primeiro registro. É tão bom ver que os fatos fazem a coisa mudar e assentar a verdade.

    O segundo registro é que o Brasil tem mais de 400 mil presos provisórios. Eu me solidarizo com a família de mais esse cidadão que faleceu sob a custódia do Estado. É lamentável, é triste para todos, mas é preciso entender que nós temos mais de 400 mil presos provisórios. E que hoje quem fala, novamente, tão inflamado em favor dos direitos humanos e direitos dos presos precisa se lembrar dos outros 399.999 brasileiros que estão custodiados provisoriamente por conta da lentidão da Justiça. E registro, Sr. Presidente: a Justiça que talvez seja uma das mais bem pagas do país, do mundo. Uma Justiça que não se cansa de aprovar benefícios, privilégios para si mesma; uma justiça que perdeu qualquer senso de normalidade republicana, que desrespeita o básico do básico do teto de salários.

    Então, me solidarizo com os familiares, mas faço estes dois registros a bem da verdade e sempre crente na evolução do nosso país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2023 - Página 71