Pela ordem durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à direção da Petrobras pela retomada de investimentos voltados para as áreas social e ambiental.

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Meio Ambiente, Minas e Energia:
  • Elogio à direção da Petrobras pela retomada de investimentos voltados para as áreas social e ambiental.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2023 - Página 79
Assuntos
Meio Ambiente
Infraestrutura > Minas e Energia
Indexação
  • ELOGIO, DIREÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MOTIVO, RETOMADA, INVESTIMENTO, NATUREZA SOCIAL, AREA, MEIO AMBIENTE.

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu queria cumprimentar também o Senador Confúcio e o Senador Marcelo. Na junção dos dois, um resultado muito importante numa matéria que é complexa, mas, dadas a experiência e a sensibilidade dos dois, nós tivemos um resultado importante hoje aqui em Plenário.

    Presidente, eu queria trazer aqui os meus cumprimentos, na verdade, à direção da Petrobras, que tem retomado o protagonismo da empresa em investimentos voltados para a área social.

    Trago esse debate porque tive conhecimento, essa semana, de dados que, na verdade, me impressionaram, exatamente porque são voltados para a área humana – a área econômica, a área da educação – e também duas áreas que têm a ver com a questão ambiental, que são as áreas de florestas e também de oceanos.

    Faço esse destaque, sobretudo, porque, daqui a duas semanas, nós estaremos em comitiva do Congresso Nacional participando da COP, um momento em que o mundo inteiro para: para traçar novas metas, cujo ponto central é mitigar os efeitos, infelizmente, da degradação ambiental que tem ocorrido em todo o mundo; e, sobretudo, para lutar para que os Estados de toda nação possam juntar esforços para a proteção de nossas florestas, oceanos, dos nossos ecossistemas – portanto, do nosso meio ambiente – de uma forma muito mais ampla.

    Nesse sentido, eu conversando e ouvindo, inclusive o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que fez um destaque importante desses investimentos... Veja: a empresa, em 2023, fez o maior investimento em chamada pública para a área da responsabilidade social. Ao todo, o investimento foi da ordem de R$30 milhões, com cerca de 60 projetos em todas as áreas.

    Uma área importante foi exatamente o investimento em relação às atividades na área da educação, garantindo, sobretudo, às famílias, o contraturno, ou seja, as mães que tenham os seus filhos aos quais se precise dar uma maior proteção foram atingidas com esses programas sociais hoje financiados pela Petrobras no nosso país; sem falar, por exemplo, nos investimentos na área de ecossistemas e também nas áreas ambientais.

    Presidente, eu recebi recentemente aqui algumas organizações que tratam da proteção dos oceanos. É impressionante a quantidade, por exemplo, de plásticos hoje nas profundezas dos oceanos, que atingem diretamente todo o ecossistema e, sobretudo, a parte aquática, atingindo, inclusive – não há dúvida nenhuma –, o ser humano, porque o ser humano degrada, e depois volta esse ataque para o próprio ser humano.

    E, nesse sentido, a Petrobras fez uma coleta, através de mutirão, da ordem de 22 toneladas de resíduos. Não há dúvida nenhuma de que essa é uma ação importante e que merece de nós os nossos cumprimentos.

    Portanto, eu quero registrar aqui, parabenizando o novo Presidente da Petrobras, que foi colocado agora na gestão do Presidente Lula, o nosso colega, aliás, que viveu conosco aqui durante os últimos anos como Senador da República, o nosso querido Jean Paul Prates.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2023 - Página 79