Discurso durante a 183ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional do Delegado de Polícia.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Segurança Pública:
  • Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional do Delegado de Polícia.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2023 - Página 21
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CARGO DE CARREIRA, DELEGADO DE POLICIA, POLICIA FEDERAL.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF. Para discursar.) – Sr. Presidente, meu querido Senador e grande Líder desta Casa, Senador Eduardo Gomes, cumprimento e parabenizo V. Exa., como também o nosso querido Senador Humberto Costa, pela iniciativa.

    O prestígio é tão grande da Polícia Federal que, quando apresentaram o requerimento, não deu nem tempo de o assinar porque já se coletaram todas as assinaturas. Mas eu queria fazer uma sessão especial só para essa polícia, que tem todo o meu carinho, todo o meu respeito.

    Quero cumprimentar aqui o Sr. Gustavo Paulo Leite, que está aqui como Diretor substituto da Polícia Federal; o nosso querido Delegado-Geral da Polícia Civil, José Werick de Carvalho; nosso querido colega Secretário de Segurança, já pela segunda vez, aqui no Distrito Federal, meu amigo Sandro Avelar; a representante aqui da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e também Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal, Maria do Socorro Santos Nunes Tinoco; e também cumprimentar aqui o meu amigo Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, meu querido Luciano Leiro, agradecendo aqui pelo fusquinha, que é um símbolo da Polícia Federal. Recebo essa homenagem aqui da associação com muito carinho, pelo respeito que tenho por essa instituição.

    Fiz questão, Presidente, de passar aqui para cumprimentar todos os nossos delegados, amigos aqui presentes, cumprimentar todos os servidores da Casa e os convidados também.

    Quero dizer da minha admiração e também do meu compromisso com a Polícia Federal, assim como com a segurança pública de um modo geral. Nós temos aqui a nossa polícia civil também muito ligada; praticamente nasceu na mesma época aqui no Distrito Federal. Nós tínhamos, inclusive, a possibilidade de escolher se queríamos a Polícia Federal ou a polícia civil. Então são irmãs que a gente acompanha diariamente aqui no Senado Federal e também como ainda como Deputado.

    Mas a gente precisa, Presidente, primeiro defender sempre uma carreira de Estado, porque não existe política pública de Estado sem uma carreira sólida de Estado. Nós não podemos deixar que outras carreiras acabem tendo soluções e reconhecimento salarial, reestruturação melhor. Então, eu quero aqui já assumir o compromisso e ao mesmo tempo já solicitar, pedir aqui ao meu querido Presidente desta sessão, que também é o Relator da PEC, para que faça o reconhecimento... Aliás, já foi feito o reconhecimento da carreira jurídica, mas seria muito interessante que se colocasse de uma forma clara no texto a questão dos delegados, Senador Eduardo Gomes. Ficamos de conversar sobre isso, e eu sei que V. Exa. já acatou a questão da carreira jurídica, mas falta a palavrinha "delegado", o que é importante para ficar claro isso também, para não dar margem a outras interpretações.

    Quero dizer que vocês precisam ser reconhecidos. Para isso, tem que ter realmente esse equilíbrio, no sentido de não deixar nenhuma carreira, porque nós temos outras carreiras tão importantes também, como a AGU, como a Defensoria Pública, como a CGU, que são carreiras de Estado... A gente precisa ter uma atenção para que o profissional, quando optar em fazer o concurso, possa fazer opção não em termos salariais, mas em termos de reconhecimento da instituição.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF) – Então, na medida em que... Hoje, por exemplo, pelo menos pelos últimos dados que eu tinha, o salário da Polícia Federal hoje está em sétimo lugar, se comparado com as polícias civis de outros estados. Tem vários estados hoje remunerando melhor os seus delegados do que os delegados da Polícia Federal. Então, a gente precisa ter um certo cuidado para a gente não perder esse equilíbrio.

    Já assumi, já apresentei a pedido – aliás, meu gabinete não tem nem porta com relação à segurança pública –, já apresentei a emenda lá no orçamento deste ano para a gente ter, de fato, uma reestruturação que seja correta, para que possa realmente ser uma carreira atrativa e para que os melhores profissionais estejam também na Polícia Federal. Da forma como está hoje, muitos optarão por outras carreiras. E a gente precisa preservar a Polícia Federal, que presta relevante serviço, garantindo, realmente, que seja uma instituição de Estado e não de governo.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF) – Isso é fundamental para nós.

    Quero aqui agradecer todo o carinho, o reconhecimento de vocês, desejar a todos os delegados de polícia um feliz dia e agradecer pela dedicação, pelo compromisso que têm com o nosso país.

    Obrigado e parabéns, meu Senador Eduardo Gomes. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2023 - Página 21