Pronunciamento de Eduardo Gomes em 01/12/2023
Presidência durante a 183ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional do Delegado de Polícia.
- Autor
- Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
- Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Segurança Pública:
- Encerramento de Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional do Delegado de Polícia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/12/2023 - Página 28
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CARGO DE CARREIRA, DELEGADO DE POLICIA, POLICIA CIVIL, POLICIA FEDERAL.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO) – Quero agradecer as palavras do Dr. Luciano, quero agradecer a todos que fizeram uso da palavra nesta comemoração importante.
Quero falar também que o nosso compromisso com o texto é um compromisso aberto, muito claro e que consiste no convencimento também de todos os colegas da Casa. Está muito clara a necessidade de mudança, de consolidação. E a PEC é complexa, porque a gente tem uma dificuldade de ampliação do seu escopo por conta da fonte de recurso. Mas a gente encontrou na legislação a possibilidade de consolidação das conquistas, de acordo com a origem dos Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo. Então, a nossa expectativa é boa.
É importante sempre deixar claro que, nos embates aqui na construção dos textos, principalmente com essa complexidade de muitas carreiras e muitos Poderes, a gente sempre tenha essa condição de cooperação, para que não seja um projeto de lei ou uma proposta de emenda à Constituição concorrencial, com possibilidade de prejuízo para todos. Que a gente tenha uma lei de convergência: basta que ela reflita a realidade – que é o caso –, que a gente vai buscar, com muita humildade, convencer a todos os colegas para que aprovem e que aprovem diante dessa nova realidade.
Para quem não é especialista em segurança, mas conhece o Brasil, conhece o Tocantins, a gente sente, nas 139 cidades do estado, que mudou a velocidade, principalmente por conta de uso de drogas, tráfico, participação de facções. Isso antes era uma coisa muito restrita às grandes cidades, às regiões metropolitanas, e esse perfil, infelizmente, mudou. Então, quanto mais fortalecida a Justiça e as polícias – nesse caso, as duas numa só –, melhor para o Brasil.
Quero deixar também claro a todos aqueles que acompanharam esta sessão que ela foi transmitida pela TV Senado e está à disposição para as associações utilizarem e repassarem aos seus amigos e àqueles que assistiram pelas redes sociais, essa nossa rua de 7 bilhões de habitantes.
Então, está muito clara a intenção do Congresso Nacional, através do seu Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, de fortalecimento das carreiras, em especial no dia de hoje, destacando a carreira de Delegado de Polícia.
Cumprida a finalidade da sessão especial do Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação.
Está encerrada a presente sessão.
Muito obrigado. (Palmas.)