Pronunciamento de Styvenson Valentim em 28/11/2023
Presidência durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a situação crítica de vários municípios no Estado do Rio Grande do Norte por causa das fortes chuvas na região. Solicitação de ajuda por parte do Governo Federal.
Considerações sobre a indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga de Ministro do STF.
- Autor
- Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
- Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Calamidade Pública e Emergência Social,
Governo Federal,
Mudanças Climáticas:
- Considerações sobre a situação crítica de vários municípios no Estado do Rio Grande do Norte por causa das fortes chuvas na região. Solicitação de ajuda por parte do Governo Federal.
-
Atuação do Senado Federal,
Governo Federal:
- Considerações sobre a indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga de Ministro do STF.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 18
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Indexação
-
- REGISTRO, SITUAÇÃO, MUDANÇA CLIMATICA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, DEFESA, APLICAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, EMENDA COLETIVA, EMENDA INDIVIDUAL.
- COMENTARIO, INDICAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PUBLICA, FLAVIO DINO, CARGO PUBLICO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), REGISTRO, ATUAÇÃO, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Obedeceu ao tempo, Senador Kajuru.
Respondendo a sua pergunta, acolhi a sua insatisfação pela estadia. Pretendo corrigi-la. Sobre o meu trabalho no Rio Grande do Norte, o senhor pôde sentir, fez uma pesquisa in loco. Não a acompanhei, mas é resultado de uma proximidade que eu tenho com a população. Eu tenho cheiro, gosto, eu tenho toque de povo; então, isso favorece o nosso mandato, a minha preocupação.
Natal, hoje, sofre com a chuva de aproximadamente 250mm, o que coloca a estrutura da nossa capital, principalmente da zona mais afetada, que é a Zona Norte, em risco. Então, peço aqui aos Senadores, principalmente aos da base do Governo, ao Senador Kajuru, Senador Paim, ao Jaques, que a gente possa atender, já foi feito o pedido de emergência pela Prefeitura de Natal e pelas Prefeituras de Parnamirim e Macaíba para que o Governo Federal chegue com uma ajuda rápida ali. E, logo, logo, a gente vai entrar com recursos de emendas de bancada e individual para fazer parte de um saneamento para evitar o problema. Essas mudanças climáticas estão trazendo esses problemas constantes não só para a minha capital, mas para todo o país.
Em relação ao voto de cada Senador, Senador Paulo Paim, graças a Deus, nós somos livres; graças a Deus que cada um pode pensar conforme a sua cabeça o orientar. Uns gostam, outros não, e esta Casa foi feita para isso mesmo, para esse debate, para chegar a essa conclusão. Claro, ninguém é unanimidade, ninguém vai chegar aqui ao ponto de levar os 81 votos – entendeu? – em uma indicação.
Enquanto as regras não mudam, Senador Kajuru, como foi dito pelo senhor, enquanto as regras não mudam, Senador Cleitinho, a gente vai seguindo as regras que tem: cada Presidente faz sua indicação, cabe ao Senado sabatinar e cabe ao Plenário votar ou não; e cabe à consciência de cada Senador fazer essa escolha, está bom?
Agora, ocupa a tribuna o Senador Paulo Paim.