Presidência durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a situação crítica de vários municípios no Estado do Rio Grande do Norte por causa das fortes chuvas na região. Solicitação de ajuda por parte do Governo Federal.

Considerações sobre a indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga de Ministro do STF.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social, Governo Federal, Mudanças Climáticas:
  • Considerações sobre a situação crítica de vários municípios no Estado do Rio Grande do Norte por causa das fortes chuvas na região. Solicitação de ajuda por parte do Governo Federal.
Atuação do Senado Federal, Governo Federal:
  • Considerações sobre a indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga de Ministro do STF.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 18
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • REGISTRO, SITUAÇÃO, MUDANÇA CLIMATICA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, DEFESA, APLICAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, EMENDA COLETIVA, EMENDA INDIVIDUAL.
  • COMENTARIO, INDICAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PUBLICA, FLAVIO DINO, CARGO PUBLICO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), REGISTRO, ATUAÇÃO, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN) – Obedeceu ao tempo, Senador Kajuru.

    Respondendo a sua pergunta, acolhi a sua insatisfação pela estadia. Pretendo corrigi-la. Sobre o meu trabalho no Rio Grande do Norte, o senhor pôde sentir, fez uma pesquisa in loco. Não a acompanhei, mas é resultado de uma proximidade que eu tenho com a população. Eu tenho cheiro, gosto, eu tenho toque de povo; então, isso favorece o nosso mandato, a minha preocupação.

    Natal, hoje, sofre com a chuva de aproximadamente 250mm, o que coloca a estrutura da nossa capital, principalmente da zona mais afetada, que é a Zona Norte, em risco. Então, peço aqui aos Senadores, principalmente aos da base do Governo, ao Senador Kajuru, Senador Paim, ao Jaques, que a gente possa atender, já foi feito o pedido de emergência pela Prefeitura de Natal e pelas Prefeituras de Parnamirim e Macaíba para que o Governo Federal chegue com uma ajuda rápida ali. E, logo, logo, a gente vai entrar com recursos de emendas de bancada e individual para fazer parte de um saneamento para evitar o problema. Essas mudanças climáticas estão trazendo esses problemas constantes não só para a minha capital, mas para todo o país.

    Em relação ao voto de cada Senador, Senador Paulo Paim, graças a Deus, nós somos livres; graças a Deus que cada um pode pensar conforme a sua cabeça o orientar. Uns gostam, outros não, e esta Casa foi feita para isso mesmo, para esse debate, para chegar a essa conclusão. Claro, ninguém é unanimidade, ninguém vai chegar aqui ao ponto de levar os 81 votos – entendeu? – em uma indicação.

    Enquanto as regras não mudam, Senador Kajuru, como foi dito pelo senhor, enquanto as regras não mudam, Senador Cleitinho, a gente vai seguindo as regras que tem: cada Presidente faz sua indicação, cabe ao Senado sabatinar e cabe ao Plenário votar ou não; e cabe à consciência de cada Senador fazer essa escolha, está bom?

    Agora, ocupa a tribuna o Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2023 - Página 18