Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do voto contrário de S. Exa. à indicação do Ministro da Justiça Flávio Dino para a vaga de Ministro do STF.

Autor
Cleitinho (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/MG)
Nome completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal, Poder Judiciário:
  • Registro do voto contrário de S. Exa. à indicação do Ministro da Justiça Flávio Dino para a vaga de Ministro do STF.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 20
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Organização do Estado > Poder Judiciário
Indexação
  • REGISTRO, OPOSIÇÃO, VOTO, INDICAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PUBLICA, FLAVIO DINO, CARGO PUBLICO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG. Para discursar.) – Boa tarde a todos os Senadores, Presidente desta Casa, Senadoras, população que acompanha a gente pela TV Senado e também a todos os servidores desta Casa.

    Eu queria aqui chamar a atenção de toda a população brasileira para que prestasse atenção nesse discurso que eu vou fazer aqui agora, e que pudesse viralizar em todo o Brasil, nas redes sociais, que é de suma importância.

    Eu quero contar uma história para vocês primeiro: a do muro, que vocês devem conhecer já. Aquele homem que morreu e estava em cima do muro lá, e os anjos gritando para ele: "vem para cá, vem para cá!". E ele só em cima do muro. E os anjos: "vem para cá, vem para cá!". Aí os anjos perguntaram para o diabo: "Diabo, você não vai falar nada, não?". Ele disse: "Não, para quê? Ele já está em cima do muro, ele já está no inferno".

    Então, eu quero falar para vocês que vocês nunca vão me aqui ver em cima do muro, até porque essa questão da votação da indicação do Flávio Dino para ser Ministro do STF... O voto aqui é secreto, então já vou falar para vocês o voto aberto meu: eu vou votar contra. Que fique bem claro aqui. Uma coisa que tem que mudar aqui no Parlamento é esse negócio de voto secreto e abster. Vocês vão me ver sempre votar aqui "sim" ou "não". Para mim representatividade é isso: o eleitor votou em mim para eu poder chegar aqui e votar aqui "sim" ou "não". E eu escuto meu eleitor. Eu já recebi mais de mil mensagens de ontem para hoje pedindo para não votar nele. Eu sou empregado de vocês. Vocês me colocaram aqui, vocês mandam no meu voto. Se vocês não querem, eu também não quero.

    Eu queria aqui chamar atenção porque vão falar assim: "Cleitinho, mas você já votou contra o Zanin, vai votar contra o Flávio Dino também?" Vou. "Mas você não tem medo de perseguição, não?". Perseguição por quê? Eu entrei aqui com as mãos limpas. Eu entrei aqui para fazer o certo. Eu não tenho que temer nada. Não estou fazendo nada de errado. Por que eu tenho que ter medo de ministro? Não tenho que ter medo não. Eles têm que me respeitar e eu tenho que respeitá-los. E eu quero deixar bem claro aqui: meu voto é contra.

    Eu quero chamar a atenção aqui principalmente para os Senadores que foram eleitos com pautas conservadoras, de direita: a gente precisa de 40 Senadores para poder barrar o Flávio Dino. E eu quero só mostrar isso aqui para os Senadores, para a população brasileira, porque isso aqui já vale para barrá-lo. Para quem fala que é de direita conservadora, tem que votar contra. Quarenta, gente. Então, eu peço aqui à população brasileira: dentro do respeito, procure o seu Senador, como vocês estão me procurando também, e peça para votar contra.

    Deixe-me ver se eu vou conseguir colocar esse áudio, gente. Olha isso aqui.

(Procede-se à reprodução de áudio.)

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Entenderam aí, gente? Ele já deixou bem claro que é comunista. Então, para Senadores que são conservadores e de direita, não tem como indicar o Flávio Dino para Ministro do STF. Vocês não concordam comigo? Então, eu peço aqui humildemente: a gente precisa de 40 Senadores para poder barrar isso.

    Quero deixar bem claro, a gente precisa mudar essa situação de indicação, de vir de Presidente.

    Pensem, o próprio Presidente indicando o Flávio Dino! Depois, se tiver alguma ação contra o Presidente, quem vai julgar é o Flávio Dino, é o advogado do Presidente.

    Aí vão falar assim: "Cleitinho, você está fazendo isso porque não foi o Bolsonaro que ganhou".

    Se fosse o Bolsonaro, como Presidente, gente, que estivesse indicando o advogado dele ou o ministro dele, eu votaria contra. Para mim, é uma questão de transparência. Que fique claro isso aqui. E eu peço humildemente aqui a toda a população brasileira: Vamos mobilizar! Sabe, por quê? Se não, vai passar. E outra coisa que eu quero falar aqui – até o Presidente Rodrigo Pacheco não está aqui... Ele está falando para a gente colocar mandato para Ministro de oito anos.

    Presidente Pacheco, a gente precisa colocar isso, essa votação, o mais rápido possível, porque, se a gente não conseguir barrar o Flávio Dino aqui, ele terá mandato vitalício. Então, se a gente conseguir votar isso o mais rápido possível aqui, e colocar mandato... Caso a gente perca, ele terá só oito anos. Mas a gente vai ganhar, porque eu acredito que aqui tem 40 Senadores de direita, conservadores.

    Então, eu já aderi à campanha e já falei para vocês, ou é frio ou é quente, eu não sou morno. Eu voto "não". Flávio Dino, "não". Viu?

    Compartilho para todo o Brasil. Estamos juntos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2023 - Página 20