Pronunciamento de Damares Alves em 28/11/2023
Pela ordem durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o feminicídio da cantora gospel Sara Mariano, encontrada morta em 27 de novembro de 2023. Considerações sobre a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar casos de violência contra a mulher.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Mulheres:
- Considerações sobre o feminicídio da cantora gospel Sara Mariano, encontrada morta em 27 de novembro de 2023. Considerações sobre a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar casos de violência contra a mulher.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 69
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- REGISTRO, FEMINICIDIO, ESTADO DA BAHIA (BA), DEFESA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, VIOLENCIA, MULHER.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Pela ordem.) – É só para reforçar aqui, a gente não aguenta mais, Presidente, e a gente percebe que a violência não tem classe social, não tem religião, não tem cor... Somos todas nós. Todas estamos sob risco agora.
E eu falo, da mulher menina, a mulher recém-nascida, à mulher idosa. Explodiu no país, a Soraya sabe, o estupro de mulher idosa, Presidente.
Lá em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, uma mulher de cem anos foi estuprada por um homem de 45 anos. Em hospitais, em ILPIs, em casa, no lar, na rua... A violência está nos seguindo em todos os lugares.
E quando eu trouxe o caso, Soraya, da cantora gospel, essa menina mandou todos os sinais, mas em nome da fé, em nome de Deus, em nome do "casada para sempre", ela se calou; mas ela mandou sinais, e ninguém leu os sinais.
Ontem – eu vou encerrar, vai ser muito rápido, Soraya – eu fui visitar uma equipe aqui na delegacia, delegacia da mulher aqui de Brasília, lá em Ceilândia. Eu e a Leila choramos muito com esta história: uma agente da delegacia da mulher, em agosto, foi assassinada com um machado. O companheiro usou um machado, foi uma morte extremamente violenta. A mulher que protegia mulheres. Onde a rede de proteção está falhando?
Então, a forma como o Senador traz... Tem gente perguntando: "Por que uma CPI?". Para a gente aprofundar onde a rede está realmente... onde a rede está falhando.
Hoje a gente deu um avanço, no Congresso Nacional, com a aprovação da lei.
Parabéns à Bancada Feminina, mas é o seguinte, Senador: nós Senadoras ficamos de madrugada conversando nos nossos grupos. A gente não suporta mais.
Então, parabéns, Senador Kajuru, Senadora Soraya, por toda a sua luta nesses últimos anos aqui.
Parabéns, e a gente conta muito com os colegas, com todos os Senadores, e nós já vamos em busca das assinaturas.
Obrigada, Soraya.