Pela ordem durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à declaração do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes sobre o enfrentamento da Operação Lava Jato. Defesa de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito da Lava Jato ou da Lava Toga

Autor
Cleitinho (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/MG)
Nome completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Atuação do Senado Federal:
  • Repúdio à declaração do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes sobre o enfrentamento da Operação Lava Jato. Defesa de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito da Lava Jato ou da Lava Toga
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 73
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), GILMAR MENDES, OPERAÇÃO LAVA JATO, DEFESA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), LAVA-TOGA.

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG. Pela ordem.) – Muito obrigado. Irajá, muito obrigado. Será breve.

    Boa noite a todos. Eu queria aqui só mostrar para a população brasileira essa fala do Ministro Gilmar Mendes. Vejam se tem condição uma fala dessas aqui. Prestem atenção, gente, no que eu vou mostrar para vocês.

(Procede-se à execução de áudio.)

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Espere aí. Deixe eu voltar aqui. Vamos ver se vai. Está baixo.

(Procede-se à execução de áudio.)

    O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Resumindo, ele disse que enfrentou a Lava Jato. Aí eu queria refrescar a memória desse Ministro, do Gilmar Mendes... Eu até vi aqui se falando nos corredores que poderia ter uma CPI da Lava Jato. Eu assino agora. Eu queria até pedir para ser Presidente dessa CPI, porque o primeiro que eu iria convocar seria ele, o Gilmar Mendes. Eu queria mostrar para ele aqui, porque... Gente, eu quero mostrar para vocês aqui que certo é certo e errado é errado, e a ordem de fatores não altera o produto, não. Se tinha que ser julgado em Brasília, mas foi julgado em Curitiba... Corrupção teve neste país aqui e eu vou mostrar para ele que teve corrupção. Então, eles queriam colocar a Lava Jato como o malvadão da história. Está errado! Está tudo errado!

    Olhe isto aqui, gente, vamos refrescar a memória de vocês: Alberto Youssef, lavagem de dinheiro – prisão suspensa em razão de ultrapassar 32 anos – com outras condenações, multa de R$763 mil e condenação de nove anos; Delúbio Soares está aí, lavagem de dinheiro, prisão em regime fechado, condenação de cinco anos – tem muitos aqui que são réus confessos, gente –; Eduardo Cunha, corrupção passiva pela solicitação e recebimento de vantagem indevida, reclusão em regime fechado, condenação de 15 anos; Nestor Cerveró – sabem quem é esse, não é? Está aí para vocês verem –, condenação por lavagem de dinheiro a cinco anos de prisão em regime fechado e multas de mais de R$500 mil. Tem mais, gente: João Vaccari Neto, condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, 15 anos e 4 meses de reclusão, condenação de 15 anos. Vamos finalizar aqui, tem muitos, eu vou ficar aqui a noite inteira: Sérgio Cabral, ex-Governador do Rio, lavagem de dinheiro, esquema de cobrança de propina, condenado a 425 anos. Ele teria que ressuscitar umas quatro vezes para poder pagar essa pena. Então, quer dizer que é a Lava Jato que está errada? Isso aqui é réu confesso! Falou que roubou! A gente tem que parar de achar que...

    Eu quero só explicar uma coisa para vocês: muitas vezes, como tem corrupção neste país aqui – e acontece isso –, morre muita gente na fila do hospital esperando por uma cirurgia por causa de corrupção. Essas estradas do jeito que estão aí é por causa de corrupção. Escola sucateada é por causa de corrupção, sabe? Então, é tudo por causa da corrupção. Então, vem um Ministro do STF, Gilmar Mendes, falar isto: que combateu a Lava Jato?

    Então, queria pedir aqui, gente: façam essa CPI da Lava Jato ou, senão, a CPI da Lava Toga. Mas, se quiser fazer a da Lava Jato, eu sou o primeiro a assinar. E eu queria ser presidente dessa CPI, porque eu queria convocar aqui o Ministro Gilmar Mendes para eu poder refrescar a memória dele e mostrar isso aqui para vocês, a quantidade de réus confessos que teve.

    Então, não venha querer falar que a Lava Jato foi errada, não; errado é roubar dinheiro do povo. O povo já paga imposto rigorosamente em dia aqui. O povo não aguenta mais pagar imposto para ser roubado! Então, que fique claro isso aqui – viu? – para a população brasileira. Aprenda, gente: certo é certo e errado é errado!

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Isso não deu nem três minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2023 - Página 73