Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia da grave situação do sistema de saúde pública no Estado do Tocantins, com críticas à gestão do Governador Wanderlei Barbosa.

Autor
Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Irajá Silvestre Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Estadual:
  • Denúncia da grave situação do sistema de saúde pública no Estado do Tocantins, com críticas à gestão do Governador Wanderlei Barbosa.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2023 - Página 74
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Indexação
  • DENUNCIA, SITUAÇÃO, SISTEMA, SAUDE PUBLICA, LOTAÇÃO, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA), ESTADO DO TOCANTINS (TO), CRITICA, GESTÃO, GOVERNADOR, WANDERLEI BARBOSA, COMENTARIO, INVESTIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, SECRETARIA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, SAUDE.

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, infelizmente, já não é nenhuma novidade falar sobre a situação da saúde pública no nosso Estado do Tocantins, porque são recorrentes as notícias de caos, enfim, de corrupção e tantos problemas crônicos que vem enfrentando a saúde pública do estado e quanto é grave a crise, que se aprofunda cada dia mais, na saúde do estado.

    Por um lado, temos corredores lotados, pacientes precisando de leitos de UTI, sem receber o cuidado que merecem e, o pior, pessoas morrendo na fila de espera. Já falamos aqui sobre os casos de pessoas que perderam suas vidas nas UPAs do estado, aguardando, simplesmente, uma transferência para o hospital. Somente neste ano, já foram mais de 40 pessoas que morreram à espera de atendimento.

    Por outro lado, temos uma gestão marcada pela corrupção. Somente neste ano, já foram duas, repito, duas operações da Polícia Federal na Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, investigando contratos do Governo, junto ao Tribunal de Contas da União, em parceria com a Controladoria-Geral da União, para apurar possíveis irregularidades e desvio de dinheiro público. Da administração ao serviço prestado à população, a saúde do Tocantins, sob o comando do Governador Wanderlei Barbosa, tem sido uma tragédia, uma calamidade total.

    Como Senador e cidadão tocantinense, tenho feito a minha parte: além de fiscalizar os abusos e irregularidades do Governo do Tocantins, já destinamos e garantimos, só neste ano de 2023, quase R$30 milhões a nossos municípios. São recursos que estão garantindo, por exemplo, a construção do Hospital do Bico do Papagaio, no Município de Praia Norte, e que servirão para a compra, também, de duas ambulâncias do Samu, para a reforma de unidades básicas, para a compra de equipamentos e insumos e também para garantir o custeio dos serviços de saúde.

    Também estamos investindo na Policlínica Saúde Já, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, com o Prefeito Wagner, que já está em pleno funcionamento, atendendo à população com consultas e cirurgias em diversas especialidades, com atendimento de qualidade e humanizado. Essa é a primeira policlínica de referência no Estado de Tocantins e já estamos estudando um planejamento para expandirmos esse mesmo modelo em todas as regiões do estado.

    Sabemos que a saúde no Tocantins precisa de muito mais, mas, no meu mandato, tenho trabalhado intensamente para proporcionar o bem-estar e dar aos tocantinenses mais acesso à saúde.

    Temos que garantir as consultas, os exames, as cirurgias e todo o cuidado necessário. A população está precisando muito desses serviços, que estão sendo negligenciados pela gestão do Governador Wanderlei Barbosa.

    O nosso compromisso – repito e reafirmo – é defender o povo do Estado do Tocantins, permanecendo... e vamos fazer tudo isso para que isso esteja ao nosso alcance dar uma vida melhor para nossa gente.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2023 - Página 74