Discurso durante a 184ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Perito Criminal.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Perito Criminal.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2023 - Página 14
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, PERITO CRIMINAL.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas.

    Quero aqui saudar o nosso Presidente, o Senador Sergio Moro, ao mesmo tempo que cumprimento e parabenizo pela iniciativa; cumprimentar a nossa Senadora Ivete, a nossa Senadora Damares. Estou vendo aqui a nossa Deputada Distrital Jane também, que é da Polícia Civil.

    Quero cumprimentar a Vice-Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica e Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Sra. Andressa; o Presidente da Associação Nacional dos Peritos, Willy Hauffe; o Presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Sr. Marcos Antônio Contei Secco; e o nosso Perito Criminal Federal, Sr. Jesus Antônio Velho.

    Quero cumprimentar também aqui o Carlos, que foi perito e hoje é Secretário da Mesa, foi Vice-Presidente da Associação aqui no Distrito Federal; cumprimentar a todos os peritos profissionais, os convidados também, os nossos alunos aqui do Recanto das Emas.

    Eu tive o privilégio de, por duas vezes, ser Secretário de Ciência e Tecnologia aqui no Distrito Federal, então acompanhei de perto a evolução dos peritos aqui, com muita competência, muita dedicação, com pouco investimento – evidentemente, sempre –, e quero parabenizar a todos vocês pelo profissionalismo, pela competência. Nós precisamos investir mais, realmente, na tecnologia, na inovação. Vocês que lidam com diversas áreas... Eu, como auditor também que sou, conheço bem o trabalho feito por vocês na área contábil, na área de perícia, na área de tecnologia, os crimes cibernéticos. Estão aí os desafios imensos que nós temos pela frente.

    Hoje foi a primeira vez que eu usei rapidamente ali o ChatGPT: "Escreva aí um discurso para o dia do perito". Rapaz, é na hora, cara! Saiu tudo certinho. (Risos.)

    Eu falei assim: "Mas não é possível!".

    Então os desafios são imensos, e vocês precisam realmente ter o suporte de investimento para ter respaldo para encontrar os indícios e as provas que possam inocentar ou levar ao conhecimento dos juízes para que tomem suas decisões em cima de provas.

    A gente a usa muito aqui no Senado também. Recentemente, na CPMI do dia 8, eu encaminhei para a perícia o celular de um dos depoentes que nos disponibilizou e, imediatamente, recebi as informações dos peritos. Então, tudo isso é importante.

    Eu me lembro de que, quando fui Secretário, a gente comprou os dois equipamentos mais modernos na área do DNA, um sequenciador de DNA, aqui no DF. O nosso laboratório, pelo menos, era muito sofisticado – ainda é eu acho –, mas a gente precisa, realmente, valorizar, principalmente, os profissionais.

    Quero aqui manifestar o meu total apoio à PEC 76. (Palmas.)

    Eu sei que é uma reivindicação antiga. Nós já temos 20 estados que adotaram a separação da Polícia Científica da Polícia Civil, dentro ainda da Segurança Pública, é evidente. Então, contem comigo nessa luta. Eu acho que essa separação dá mais independência e mais autonomia com relação ao trabalho de cada um de vocês.

    Como auditor independente, sei da importância dessa desvinculação, vamos dizer assim. Vocês podem, muitas vezes, trabalhar com mais tranquilidade, sem pressão ou sem envolvimento de terceiros com relação ao caso.

    Então, contem comigo com relação também às restruturações ou reajustes. Nós sabemos também que há uma distorção muito grande, já há algum tempo, com relação à carreira de vocês. Nós lutamos, agora recentemente, aqui para o DF, com relação à Segurança Pública, que está defasada, mas eu sei que o salário de vocês também está muito defasado, principalmente em relação a outras categorias. E, na hora de fazer o concurso, não tenham dúvida, as pessoas olham a estrutura e as condições de cada categoria para optar. Vocês têm um papel fundamental, e nós não podemos perder os melhores profissionais para outras carreiras em função, realmente, da questão da defasagem salarial ou da falta de estruturação e de infraestrutura de que vocês precisam.

    Então, contem comigo, o meu gabinete está aberto. Eu sei que os Senadores aqui todos têm uma consideração muito grande por vocês, e podem ter certeza de que nós estaremos atento a isso e disponíveis para qualquer reivindicação, porque vocês, realmente, merecem e têm pela frente grandes desafios.

    Nessa área de tecnologia e inovação, nós estamos trabalhando, agora, na regulamentação da inteligência artificial. Esse é um novo desafio que vocês vão enfrentar e vão precisar de muita estrutura e muita contrapartida, em termos de reconhecimento, para vocês, realmente, acompanharem o que tem de mais moderno aí no mundo.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF) – Então, parabéns pelo Dia do Perito Criminal! Parabéns, Sergio Moro, pela iniciativa! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2023 - Página 14