Discurso durante a 184ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Perito Criminal.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Perito Criminal.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2023 - Página 17
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, PERITO CRIMINAL.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Bom dia, Presidente. É uma honra participar desta sessão oportuna, deste evento necessário.

    Eventos como este não são só para a gente comemorar, não; é para a gente marcar posição também. E eu começo marcando a minha posição também a favor da PEC 76. (Palmas.) E preciso informar aos senhores que o time é grande!

    Fiquem tranquilos porque o sentimento que nós temos nos corredores e batendo nos gabinetes é um sentimento muito favorável a todos os senhores, acho que chegou a hora, é o momento mais favorável para a gente fazer a votação da PEC. Que Deus nos dê essa vitória logo, logo.

    Na sequência, cumprimento os demais Senadores, meu amigo, parceiro, Senador Izalci, aqui do DF, Senadora Ivete, a mais incrível Senadora desta Casa, amada pelo estado dela e amada por todo o país. E cumprimento os demais que estão na mesa.

    É tão bom ver o nome da Andressa Fronza aqui como Vice-Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica e Perita-Geral da Polícia Científica de Santa Catarina, na sua pessoa eu cumprimento todas as mulheres peritas.

    E faço aqui também o destaque que a Senadora Ivete fez: quantas mulheres estão querendo ingressar na carreira, meninas. A gente anda com o movimento da juventude, quantas meninas estudando, se preparando para essa carreira. Com todo respeito aos homens que estão aqui: nós somos especiais mesmo, a gente consegue fazer muita coisa que eles não conseguem. (Palmas.)

    Parabéns, mulheres peritas, parabéns! Que Deus abençoe vocês. Eu não vou me alongar, eu só quero desejar a todos vocês que Deus os abençoe de forma grandiosa.

    O Brasil reconhece a importância e o trabalho dos nossos peritos. Nós os amamos. Às vezes a gente não expressa isso de forma constante, mas nós amamos e respeitamos essa categoria.

    Eu tenho muito apreço, muito carinho e quero destacar o trabalho que os peritos criminais fizeram comigo enquanto Ministra de Direitos Humanos, o quanto nós trabalhamos na busca de crianças desaparecidas no Brasil, o quanto nós trabalhamos na busca de pessoas desaparecidas e quanto conforto vocês trouxeram ao coração de tantas pessoas no Brasil.

    Tem um caso aqui em Goiânia, eu recebi um e-mail depois de uma campanha que fizemos juntos para colhermos material genético – e aí o nosso ex-Ministro da Justiça Sergio Moro fez um papel incrível nesse trabalho –, eu recebi um e-mail no gabinete de uma família que começava assim: "Obrigada", apenas assim, "queremos dizer obrigada", era uma mulher que escrevia. Havia mais de 20 anos a mãe tinha desaparecido. Vocês que trabalham com pessoas desaparecidas sabem que o luto não fecha enquanto uma resposta não é encontrada. A família, à época, fez tudo para encontrar a mãe. Ela teve um surto e desapareceu. Eles foram para todos os programas de televisão, esses programas, desde o Ratinho, programas na Record, todos. Eles gastaram todo o dinheiro da família em busca da mãe. Eles fizeram cartazes, eles fizeram eventos, eles fizeram tudo, e 20 anos o silêncio. E aí os nossos anjos, os nossos peritos resolveram dar uma resposta. E fizemos uma campanha aqui no Centro-Oeste em busca de material genético. Eu tive a honra de gravar um vídeo e chamar as pessoas que tinham parentes desaparecidos para fornecer material genético, e essa família, uma pessoa da família, lá no interior de São Paulo, e outra em Goiás, forneceu material genético. E a mãe foi encontrada sepultada, ela tinha falecido quatro dias depois que ela tinha desaparecido. Ela foi encontrada morta atropelada no interior de São Paulo e ela estava sepultada.

    E a família dizia: "Obrigada". E aquilo me chocou: "Obrigada por que a mãe está morta?". "Não, obrigada porque nós vamos ter a oportunidade de fazer uma cerimônia. Nosso sonho era encontrar a mãe viva, mas sabemos onde ela está. Vamos fazer uma cerimônia e a gente sabe que a mamãe está descansando agora". E ela dizia assim no e-mail: "Obrigada aos peritos".

    E aquilo mexeu muito comigo. Vocês têm sido anjos na vida de muitas pessoas no país. Vocês me ajudaram também a encontrar criminosos que machucam, abusam de crianças no país. Vocês me ajudaram em tantas outras causas como Ministra, e aí eu tive a oportunidade de olhar para trás e lembrar que vocês sempre estiveram presentes na minha vida, desde lá da infância.

    O que eu quero dizer aqui neste momento? Poderia fazer um discurso muito técnico, mas eu queria mesmo abrir o meu coração e dizer a vocês, em nome de todas as famílias do meu país: obrigada pelo que vocês são. Eu sei que às vezes vocês fazem mais do que é pedido, além do salário – e a gente precisa ver essa questão de salário, tá, gente? –, além do salário, além da hora.

    Eu não sei como é que vocês dormem às vezes. Eu estive recentemente com um perito que foi o responsável por investigar um crime bárbaro cometido contra um menininho lá no interior do Paraná e eu vi o estado emocional dele. E às vezes eu não sei como é que vocês dormem. Eu não sei como é que vocês conseguem ir para casa e descansar depois de um dia com tantos enfrentamentos, mas, acreditem, nós reconhecemos o trabalho de vocês.

    Que Deus abençoe cada um de vocês, que Deus abençoe a família de vocês. Que Deus blinde as famílias. E eu sei que o Estado é laico, mas é difícil eu deixar Jesus ali atrás e subir na tribuna, então eu vou falar: que o Senhor Jesus mande exército de anjos em volta do lar de vocês, que vocês sejam protegidos e abençoados. Obrigada por tudo que vocês fazem pelo país. Muito obrigada.

    E ao Senador autor do requerimento, que ideia extraordinária a gente terminar o ano homenageando quem precisava ser homenageado nesta Casa. Que Deus abençoe o Brasil. Que Deus abençoe os peritos. Só um recadinho para a Polícia Civil: a gente vai derrubar os vetos. Que Deus abençoe vocês. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2023 - Página 17