Presidência durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o relatório final produzido pela CPI das ONGs.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Fiscalização e Controle:
  • Considerações sobre o relatório final produzido pela CPI das ONGs.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2023 - Página 34
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Organização do Estado > Fiscalização e Controle
Indexação
  • REGISTRO, RELATORIO, CPI das ONGs (CPIONGS), BALANÇO, ARRECADAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DOAÇÃO, ENTIDADE INTERNACIONAL, PREOCUPAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, RESERVA INDIGENA, COMENTARIO, EXPLORAÇÃO, POTASSIO, NIOBIO, EXPOSIÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDIGENAS (FUNAI), INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Senador Plínio, vou até consultar a Mesa aqui se eu posso, como Presidente eventual desta sessão, recortar este seu pronunciamento e colocar num quadro permanente aqui no Senado Federal, porque é de muita lucidez, muita coragem e competência!

    A CPI das ONGs lavou a alma não apenas dos amazônidas, não; ela lavou a alma dos brasileiros. No meu estado, as pessoas perguntavam nas ruas, nas praças e diziam: "Olhe que bacana. Eu estou acompanhando". E eu acompanhei muitas vezes pela TV Senado as diligências que foram feitas, com muitos Senadores envolvidos. Foi um trabalho muito eficiente que o Senado prestou ao Brasil.

    E, Senador Plínio, eu, como cidadão – não vou falar como Parlamentar –, lhe agradeço por esse seu trabalho pelo Brasil, porque o senhor...

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Deixe-me dar mais um tempinho para o Presidente aqui. (Risos.)

    O senhor conseguiu descortinar, revelar muita coisa que estava na sombra, que estava... É aquela velha história bíblica: tudo que está oculto precisa ser revelado. E o senhor foi o instrumento. O senhor foi instrumento de redenção, com depoimentos lá históricos – históricos – de antropólogos, da própria Ministra, que, no meu modo de entender – respeito quem pensa diferente –, foi pegar lá o que o senhor até repetiu aqui, "caixa-preta"... Pelo amor de Deus! É um vídeo que viralizou... Não tem argumento e aí vai no vitimismo, vai numa coisa que não tem absolutamente nada a ver. Não é desrespeito absolutamente.

    O brasileiro está tomando consciência disso, e o senhor ajudou muito esse processo de cidadania, com muita elegância, um democrata de verdade.

    Eu acompanhei, não pude estar lá presente, fisicamente. Fui a duas sessões. Eu não fazia parte nem como titular nem como suplente, mas o Styvenson comentou bastante comigo. O Marcio Bittar também fez um trabalho fantástico. Grupos de Senadores estavam acompanhando.

    E o senhor foi o grande líder e grande responsável por essa iniciativa.

    Quero agradecer ao Presidente Rodrigo Pacheco, que foi importantíssimo também nesse processo. E a Casa revisora da República é para isso, o Senado tem esse dever de fazer o que fez. Então, todos nós estamos de parabéns.

    Eu lhe agradeço. Missão cumprida!

    E, como não temos nenhum Senador inscrito para falar neste momento, nós vamos suspender temporariamente a sessão.

    Não havendo mais oradores presentes, a Presidência suspende a sessão deliberativa, que será reaberta para apreciação das matérias constantes na Ordem do Dia.

    Muita paz. Deus abençoe!

(A sessão é suspensa às 15 horas e 44 minutos, e reaberta às 16 horas e 18 minutos sob a Presidência do Sr. Rodrigo Pacheco, Presidente.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2023 - Página 34