Fala da Presidência durante a 191ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingre.

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Abertura de Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingre.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2023 - Página 15
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

    A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    Esta sessão destina-se à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

    A Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, instituída pela Resolução nº 2, de 2023, é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia.

    Nesta solenidade, serão agraciados com a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren as seguintes personalidades: Pastor José Guimarães Coutinho; Pastor José Wellington Bezerra da Costa; Missionário Daniel Berg, in memoriam; e Missionário Gunnar Vingren, in memoriam.

    Compõe a mesa desta sessão o Senador Zequinha Marinho, Relator do Projeto de Resolução nº 2, de 2023, que instituiu a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

    Também chamamos para compor... Perdão.

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pela Banda da Aeronáutica do Brasil, regida pelo Maestro Suboficial André Luiz de Assunção Moura.

    Antes de ouvir essa apresentação, gostaria de fazer um registro apenas de que nós estamos com algumas obstruções no entorno do Palácio do Planalto, mas, para que não atrasássemos mais ainda o início dos nossos trabalhos, vamos iniciar e, na sequência, receber os demais convidados.

    Então, em posição de respeito, ouviremos agora o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Para discursar - Presidente.) – Também gostaríamos de convidar, para compor a mesa conosco, o Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luís, Maranhão – só lembrando que o Pastor José Guimarães Coutinho é um dos nossos homenageados.

    E convidamos, para compor a mesa, o Pastor Ronaldo Fonseca, Presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), neste ato representando o homenageado Pastor José Wellington Bezerra da Costa.

    Também convidamos, para compor a mesa, o Sr. André Câmara, Historiador, neste ato representando os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que recebem homenagem in memoriam.

    Mais uma vez, os meus cumprimentos a todos aqui presentes, pastores e pastoras, missionários.

    Quero cumprimentar, de forma muito especial, o Pastor Leroy Albrile, que é do Rio de Janeiro e está aqui participando, representante da Ceader, a Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro. Daqui a pouquinho, eu passo a registrar os demais representantes aqui presentes.

    Eu queria também fazer um registro no dia de hoje. Nós estamos acompanhando várias outras reuniões simultâneas no Congresso Nacional, dentre elas uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça, que está em uma longa e concorrida sabatina, e também está acontecendo aqui, no âmbito da Esplanada dos Ministérios, uma reunião com representantes do G20. Em função disso, a segurança em torno do Congresso Nacional foi reforçada e há alguns processos de obstrução exatamente em nome da segurança. E, em função disso, está havendo uma demora no acesso a pessoas que estão vindo para o Congresso Nacional.

    Eu quero, então, aqui seguir com uma fala inicial.

    Quero saudar, de forma preliminar, a todos os presentes aqui com um bom-dia e também com a nossa saudação cristã, que é a paz do Senhor!

    Hoje nós iremos condecorar, sobretudo, historiadores da fé, a fé que move montanhas e também move pessoas. O livro de Hebreus diz que "a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se veem".

    A sessão de condecorações que agora temos a honra de iniciar retoma a missão de dois grandes missionários e servos de Deus, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Conforme registros históricos, Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a um chamado de Deus para partirem dos Estados Unidos e iniciarem o ministério da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

    Sem nenhum recurso e dotados apenas de coragem, de resiliência e de fé, alimentando-se e abrigando-se conforme os planos de Deus, desembarcaram em Belém do Pará em 1910 para fazer história, ao levar o Evangelho de Cristo e a mensagem pentecostal ao Norte do Brasil.

    E foi em Belém do Pará que tudo começou. Deus multiplicou o seu rebanho. Hoje a Assembleia de Deus está nos mais de 5 mil municípios brasileiros. São mais de 22 milhões de membros desta igreja centenária que proclama que Jesus salva, cura e também transforma vidas.

    Hoje é um dia emblemático para a igreja brasileira, pois enaltecemos o trabalho missionário e de ação social que as comunidades evangélicas realizam nos seus diversos departamentos: círculo de oração, juventude, crianças, auxiliares e diáconos, homens e mulheres dedicados ao reino de Deus.

    Hoje é dia de condecorar quem, nos tempos atuais, faz história por sua bravura e por sua fé pela continuidade do legado do Evangelho do Senhor: o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Paulo e Presidente de Honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil; o Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Luís; e também os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que já não estão mais conosco e hoje serão aqui condecorados in memoriam.

    Reconhecemos, nesta oportunidade, a dedicação e o serviço exemplar que os senhores vêm prestando ao povo brasileiro. Reconhecemos e valorizamos, com esta comenda, a contribuição dos senhores para o desenvolvimento ético, espiritual, social e, também, econômico de muitos brasileiros e brasileiras.

    Condecoraremos ainda, in memoriam, os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren pela coragem, pela fé e por obedecerem à ordem imperativa de Cristo: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho", servindo a Deus e ao seu chamado, ganhando vidas para Jesus, promovendo justiça social, acolhendo o órfão, o pobre e a viúva, proclamando o Evangelho. Conservando a sã doutrina, combateram o bom combate, deixaram um grande e belíssimo legado. Seguem ecoando no tempo, inspirando e influenciando pessoas. Amados irmãos e amigos, os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren cumpriram firmemente a sua missão, e Deus levantou homens e mulheres para dar prosseguimento a essa grande obra.

    Eu me sinto honrada por fazer parte dessa história, como filha de pastor e membro dessa igreja, e testifico esse trabalho missionário de homens e mulheres, como meus pais, Pastor Newton Gama e Missionária Dalvina, com seus mais de 40 anos dedicados à vida ministerial; como meu cunhado e irmã, Pastor Oziel Rodrigues e também a Missionária Elda – faço aqui uma referência à comemoração dos cem anos da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Rosário, que fez uma ampla ação, durando pelo menos dez dias e envolvendo toda a sociedade daquela cidade, representações públicas e demais representantes da sociedade civil, além de todos os membros e congregados da igreja centenária Assembleia de Deus de Rosário –; também como o Pastor Estevam Ângelo de Souza, de saudosa memória; como o Missionário Clímaco Bueno Aza; como as mulheres do Círculo de Oração – Irmã Albertina Barreto, de Pernambuco; Irmã Zaldinar, do bairro Anil; e Irmã Zizi, do bairro Ivar Saldanha –; como a Irmã Maria de Lourdes Sá Ribeiro, fundadora do Grupo Adoradores da Última Hora; e também como a nossa Missionária Nazaré Lemos Coutinho, esposa do Pastor Coutinho, que faleceu há alguns meses. Todas, com excelência, marcaram a história da Assembleia de Deus em São Luís, criando a União Feminina (Ufadesl).

    Agradeço a todos os presentes, que compartilham conosco este evento de amor e de fé.

    Movidos por essa chama pentecostal, a Igreja brasileira permanece de pé, proclamando as boas novas de salvação.

    A Bíblia Sagrada, em Romanos, 13, 7, afirma que devemos dar honra a quem tem honra!

    Parabéns aos pastores condecorados pela vida de dedicação ao crescimento do Reino de Deus! Recebam esta homenagem como um agradecimento do povo brasileiro. Recebam esta homenagem, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é em vão – é o que diz Primeira aos Coríntios, 15, 58.

    Muito obrigada a todos e a todas.

    Passo agora a palavra ao senhor... (Palmas.)

    Muito obrigada.

    Passo agora a palavra ao Senador Zequinha Marinho, Relator do Projeto de Resolução nº 2, de 2023, que instituiu a Comenda Daniel Berg e Gunnar Vingren.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2023 - Página 15