Discurso durante a 191ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingre.

Autor
Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
Nome completo: José da Cruz Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingre.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2023 - Página 17
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
  • ANALISE, BIOGRAFIA, MISSIONARIO, EXPANSÃO, RELIGIÃO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL.

    O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Para discursar.) – Senadora Eliziane Gama, que preside esta sessão; caro Pastor José Guimarães Coutinho, vizinho do Pará, nosso líder no Maranhão; Pastor Ronaldo Fonseca, que aqui representa o Pastor José Wellington Bezerra da Costa; caros pastores, líderes, amigos e irmãos, vou fazer algumas considerações muito rápidas sobre as pessoas dos nossos missionários fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. É importante a gente valorizar, é importante lembrar...

    A iniciativa da Senadora Eliziane Gama nesse projeto de criação da comenda... Acho que todo dia a gente vai se lembrar do papel, do trabalho e da importância da luta deles em prol do reino de Deus aqui, em nosso país.

    Minhas considerações são simples e rápidas, mas eu gostaria muito de aqui deixar registrado e compartilhar com os senhores que a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, estabelecida agora em 2023 pelo Senado Federal, celebra a notável contribuição desses estrangeiros que escolheram o Brasil como seu lar e missão, dedicando-se com fervor e devoção às causas sociais e espirituais.

    A história de Daniel Berg e Gunnar Vingren poderia confundir-se com a de muitos imigrantes que deixaram a Suécia, no início do século XX, em busca de melhores condições de vida. Ambos seguiram para os Estados Unidos, onde se conheceram nos bancos da primeira Igreja Batista sueca de Chicago. No entanto, ao contrário da maioria de seus compatriotas, os dois estavam destinados a enfrentar o mar novamente – e, dessa vez, rumo ao Brasil.

    Em terras brasileiras – mais precisamente em Belém do Pará, capital do meu estado, que então vivenciava o fim do ciclo da borracha –, Daniel Berg e Gunnar Vingren deram início à missão evangelizadora que mudaria de maneira profunda o cenário religioso de nosso país. Eles fundaram, em 1911, a Missão da Fé Apostólica, mais tarde batizada ou rebatizada de Assembleia de Deus, uma das fontes do pentecostalismo no Brasil.

    Esse legado de abnegação, solidariedade e dedicação às causas sociais e espirituais ainda serve de inspiração a brasileiros e brasileiras que desejam fazer o bem. Nada mais justo, portanto, do que a homenagem póstuma aos pioneiros suecos.

    Além deles próprios, nesta primeira edição da Comenda são agraciados o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Assembleia de Deus em Belenzinho, bairro Belém, em São Paulo, aqui representado pelo querido Pastor Ronaldo Fonseca; assim como o nosso querido Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Assembleia de Deus em São Luís do Maranhão.

    Daniel Berg e Gunnar Vingren foram dois missionários suecos que, juntos, fundaram a Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica do Brasil, em 1911. Eles foram pioneiros no movimento pentecostal no país e desempenharam um papel fundamental na divulgação do Evangelho no Brasil.

    Berg se converteu ao cristianismo quando ainda era jovem, na Suécia, e filho de pastor. Logo em seguida, começou a estudar Teologia na Escola de Cristianismo da Suécia.

    Gunnar Vingren, após se converter, estudou Teologia na Escola de Cristianismo da Suécia, onde conheceu Daniel Berg.

    Os dois missionários, juntos com suas esposas, chegaram ao Brasil em novembro de 1910 com o objetivo de divulgar o Evangelho no país. Inicialmente, eles se estabeleceram em Belém, lá no nosso Estado no Pará, onde fundaram a primeira igreja da Assembleia de Deus aqui no Brasil, em 18 de junho de 1911.

    A pregação de Berg e Vingren era marcada pelo uso dos dons do Espírito Santo, como falar em línguas estranhas e realizar curas. Isso atraiu muitas pessoas, principalmente nas camadas mais pobres da população, que viam nos missionários uma esperança de mudança de vida.

    O trabalho de Berg e Vingren se expandiu rapidamente por todo o Brasil, com a fundação de novas igrejas e a formação de novos pastores. Em 1918, a Assembleia de Deus já contava com 22 igrejas em todo o país. Além disso, Berg e Vingren foram responsáveis pela tradução da Bíblia para o idioma português, o que permitiu que um número ainda maior de pessoas tivesse acesso à Palavra de Deus.

    Daniel Berg faleceu em 1963, aos 79 anos, e Gunnar Vingren faleceu em 1933, aos 54 anos. Ambos deixaram um legado significativo na história do cristianismo no Brasil, tendo sido pioneiros no movimento pentecostal e fundadores da maior denominação evangélica do país.

    A esses nossos dois grandes homens de Deus reverência, respeito, admiração, carinho e consideração – a eles, à sua descendência, como também aos seus representantes aqui no Brasil e aqui nesta oportunidade.

    Saudação a todos os homenageados neste momento.

    Que Deus possa continuar abençoando o Maranhão, abençoando São Paulo – e não só São Paulo. José Wellington tem um legado por todo o Brasil, porque, durante muitos anos, exerceu a Presidência da CGADB, elegendo, para dar continuidade, seu filho que leva o mesmo nome, Wellington Junior.

    Temos a expectativa de que essa história continue sendo escrita todos os dias por todos os homens e mulheres que têm se dedicado à promoção do reino de Deus!

    Muito obrigado.

    Parabéns a todos os nossos homenageados! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2023 - Página 17