Não classificado durante a 193ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade de Médico veterinário e os 55 anos de criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e a eleição da primeira mulher para presidir o CFMV.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Não classificado
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade de Médico veterinário e os 55 anos de criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e a eleição da primeira mulher para presidir o CFMV.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2023 - Página 20
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, VETERINARIO, CRIAÇÃO, SISTEMA, CONSELHO DE MEDICINA VETERINARIA, ELEIÇÃO, MULHER, PRESIDENCIA.
  • HOMENAGEM, JONAS PINHEIRO, VALDON VARJÃO, EX-DEPUTADO, EX-SENADOR, PROGRAMA, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, PRODUTOR RURAL, AGROPECUARIA.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Queremos registrar também, com muita satisfação, a presença do colega médico-veterinário do Mato Grosso Roberto Renato, ex-Presidente também do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso.

    Faça o favor e se levante para que todos o vejam. (Palmas.)

    Também registro a presença da Dra. Luisa Braga, Coordenadora Nacional do Concea. (Pausa.)

    E ainda também registro a presença do Secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, zootecnista João Ricardo Albanez. (Palmas.)

    Nós temos agora um segundo momento da nossa sessão, que será a entrega de homenagens a alguns companheiros.

    Mas, antes disso, eu gostaria também de estar registrando neste momento, in memoriam, a história do nosso colega Jonas Pinheiro, também Senador da República, que foi uma referência no estímulo e no desenvolvimento da agropecuária brasileira.

    Se hoje nós temos, como o Dr. Milton falou aqui, a força do agronegócio brasileiro, com certeza devemos muito a Jonas Pinheiro, que criou um programa de renegociação de dívida dos produtores rurais e, com isso, fez com que a nossa agropecuária brasileira pudesse ter uma estrutura de financiamento e de refinanciamento. Também registramos sempre o apoio de Jonas Pinheiro à pesquisa brasileira, principalmente o seu estímulo, a força na defesa da nossa Embrapa brasileira, uma empresa referência no mundo. Com certeza, pela história de Jonas Pinheiro como Deputado Federal e como Senador da República, foi fundamental o seu trabalho. (Pausa.)

    É isso mesmo, ex-Ministro Gregolin, que está aqui também, sempre falando de forma afirmativa com a cabeça.

    E nesta linha também eu gostaria de registrar, em memória, um mato-grossense de vida, que foi o primeiro Senador negro do Brasil. Falo aqui da comemoração do Centenário de Valdon Varjão. E o faço exatamente porque o Valdon Varjão substituiu o Jonas Pinheiro numa licença, em 4 de março de 1985. Depois, ele se elegeu e foi também Senador. E eu o faço aqui em nome, principalmente, da cidade de Barra do Garças, que hoje está comemorando o Centenário de Valdon Varjão. Ele foi Vereador, Prefeito, Deputado Federal, Senador, escritor e uma das pessoas mais renomadas também, com uma história de vida do nosso estado. E eu vou dar como lido o pronunciamento que faço em homenagem à vida parlamentar e à vida de trabalho do nosso ex-Senador Valdon Varjão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2023 - Página 20