Discurso proferido da Presidência durante a 193ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade de Médico veterinário e os 55 anos de criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e a eleição da primeira mulher para presidir o CFMV.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade de Médico veterinário e os 55 anos de criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e a eleição da primeira mulher para presidir o CFMV.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2023 - Página 21
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, VETERINARIO, CRIAÇÃO, SISTEMA, CONSELHO DE MEDICINA VETERINARIA, ELEIÇÃO, MULHER, PRESIDENCIA.
  • REGISTRO, PRESIDENCIA, TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO (TRT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MULHER.
  • ENTREGA, COMENDA, PREMIO, CONSELHO DE MEDICINA VETERINARIA.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar - Presidente.) – Quero também registrar que neste momento está assumindo a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho, em Mato Grosso, a primeira mulher negra daquele tribunal, e o faço porque também é minha conterrânea de vida, de trabalho, na cidade de Rondonópolis. Falo aqui da Juíza, Desembargadora Adenir Alves da Silva Carruesco. Ela é filha de uma família de boia-fria, de um trabalhador rural. Ela estudou em escola rural e, com apoio dos pais, conseguiu, então, se formar no Magistério e, depois, em Direito. Hoje ela é Mestre em Direito, tem formação livre em Filosofia e especialização em Filosofia Clínica. Falo aqui de uma mulher de fibra, que defende a inclusão de mais mulheres nas instâncias superiores do Poder Judiciário.

    Adenir defende que as mulheres ocupem cada vez mais cargos nas instâncias do poder, como um símbolo de igualdade e representatividade, refletindo, assim, a diversidade do nosso país. Portanto, quero aqui dar os meus parabéns à Desembargadora Adenir Carruesco, que tem 30 anos dedicados à magistratura, assim como ao Vice-Presidente, também Desembargador, Aguimar Peixoto, que está tomando posse neste momento. Tenho certeza de que os dois farão um grande trabalho frente à gestão do TRT de Mato Grosso.

    Neste momento, então, convido aqui o nosso Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida para entregar a Comenda Muniz de Aragão, que é uma honraria do Conselho Federal de Medicina Veterinária aos médicos-veterinários que tenham prestado relevantes serviços à medicina veterinária militar brasileira e ao fortalecimento da veterinária militar.

    Convidamos aqui a Sra. Elizabeth Regina Rodrigues da Silva, Primeira-Tenente Oficial Veterinária Temporária do Exército Brasileiro, para receber a comenda.

(Procede-se à entrega da Comenda Muniz de Aragão à Sra. Elizabeth Regina Rodrigues da Silva.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Já convido também a Sra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida para a entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso, que é uma honraria do Conselho Federal de Medicina Veterinária concedida a médicos-veterinários que prestaram relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país, à Sra. Ekaterina Rivera, médica-veterinária.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso à Sra. Ekaterina Rivera.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Convido também o Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida para a entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso ao Sr. Alberto Neves Costa, médico-veterinário.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Paulo Dacorso ao Sr. Alberto Neves Costa.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Convido, neste momento, a Sra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida para a entrega do Prêmio Professor Octávio Domingues, que é uma honraria do Conselho Federal de Medicina Veterinária concedida a zootecnistas brasileiros que tenham realizado relevantes serviços ao desenvolvimento agropecuário do Brasil, referente ao ano de 2019, e esse prêmio é entregue ao Sr. Rui da Silva Verneque, zootecnista.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Octávio Domingues ao Sr. Rui da Silva Verneque.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Convido o Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida para a entrega do Prêmio Professor Octávio Domingos, referente ao ano de 2022, ao Sr. João Ricardo Albanez, também zootecnista.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Octávio Domingues ao Sr. João Ricardo Albanez.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Convido a Sra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida para a entrega do Prêmio Professor Octávio Domingos, referente ao ano de 2022, ao Sr. Antelmo Teixeira Alves, zootecnista.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Octávio Domingues ao Sr. Antelmo Teixeira Alves.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Convido o Presidente Francisco Cavalcanti de Almeida para a entrega do Prêmio Professor Octávio Domingos, referente ao ano de 2023, ao Sr. Aldi Fernandes de Souza França, zootecnista.

(Procede-se à entrega do Prêmio Professor Octávio Domingues ao Sr. Aldi Fernandes de Souza França.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – E para falar em nome de todos os agraciados, concedo a palavra à Sra. Ekaterina Rivera, por três minutos, mas com a tolerância necessária. (Palmas.)

    A SRA. EKATERINA RIVERA – Já?

    Senador Wellington...

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Compreendam a máquina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2023 - Página 21