Pela ordem durante a 196ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicitação de intervenção do Presidente do Senado na solicitação de S. Exa. junto ao STF, não respondida, para realizar visita aos detentos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Solicitação de intervenção do Presidente do Senado na solicitação de S. Exa. junto ao STF, não respondida, para realizar visita aos detentos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2023 - Página 47
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, REFERENCIA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), AUSENCIA, RESPOSTA, OBJETIVO, VISITA, GRUPO, DETENTO, VINCULAÇÃO, EVENTO, MES, JANEIRO, BRASILIA (DF).

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    É só para informar o senhor e pedir ajuda, no que for possível, porque eu protocolizei junto ao STF, no dia 6 de dezembro, ofício subscrito por 11 colegas Senadores, direcionado ao Ministro Alexandre de Moraes, no qual solicito autorização – nós solicitamos autorização – para realizar visita aos detentos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro.

    O problema, Sr. Presidente, é que, até agora, nós não obtivemos retorno. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar a minha preocupação em relação à demora na resposta à nossa solicitação.

    Como representante eleito pelos cearenses, tenho o dever e a responsabilidade de exercer minhas funções parlamentares de forma plena, incluindo o direito de visitar instituições carcerárias para garantir o respeito aos direitos fundamentais dos presos, no caso, presos políticos. Entendo que o processo de autorização envolve procedimentos administrativos, mas a demora tem impacto direto na minha capacidade de exercitar meu papel como legislador e fiscalizador. A visita aos presídios é uma ferramenta essencial para o acompanhamento das condições carcerárias, a verificação do cumprimento das leis e a defesa dos direitos humanos.

    Peço, portanto, a V. Exa. que intervenha para agilizar o processo de resposta à minha demanda. Ressalto a importância desse tema para a representação parlamentar e para a transparência do sistema prisional. Acredito que, juntos, podemos garantir que as prerrogativas do Poder Legislativo sejam respeitadas e que possamos realizar nossas funções constitucionais da melhor maneira possível.

    Eu encerro, Sr. Presidente, comunicando que, no dia de hoje, reforcei o pedido anterior através de um novo ofício ao STF, ao Ministro Alexandre de Moraes. Vamos torcer para que, dessa vez, a resposta venha mais rapidamente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2023 - Página 47