Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a Frente Parlamentar da Medicina, presidida por S.Exa., que discute a proliferação desenfreada de novas escolas de medicina no país. Registro da presença, em Plenário, de estudantes representantes dos centros acadêmicos da Ecsc, da UnB, da Uniceplac e da Unieuro.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação Superior, Saúde:
  • Considerações sobre a Frente Parlamentar da Medicina, presidida por S.Exa., que discute a proliferação desenfreada de novas escolas de medicina no país. Registro da presença, em Plenário, de estudantes representantes dos centros acadêmicos da Ecsc, da UnB, da Uniceplac e da Unieuro.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2024 - Página 11
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Superior
Política Social > Saúde
Indexação
  • COMENTARIO, FRENTE PARLAMENTAR, MEDICINA, DEBATE, REPRESENTANTE, DIRETORIO CENTRAL DO ESTUDANTE (DCE), ABERTURA, CURSO SUPERIOR.

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Pela ordem.) – Olha, eu tenho muita honra de ser um dos mentores daquela unidade do Hospital de Amor que está lá. Inclusive, o Senador Weverton disse assim, olha...

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - MA) – Fez parte da inauguração, não é, Senador Hiran?

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Eu coloquei seu nome na placa, mas, se você não for, vou tirar seu nome. Eu fui lá na inauguração e eu ajudei, eu ajudei lá Imperatriz. Aliás, Imperatriz exporta muitos maranhenses de boa cepa para também ajudar o desenvolvimento lá no nosso Estado de Roraima. A maior colônia fora dos roraimenses é a colônia oriunda de lá do Maranhão, que são os maranhenses queridos lá do meu estado que nos ajudaram e ajudam no desenvolvimento do nosso estado.

    Então, por isso e pela amizade que eu tenho com o Weverton, quando ele teve essa ideia de levar para lá um centro de diagnóstico precoce de câncer de mama e útero, nós entramos em contato com o Dr. Henrique Prata no mesmo dia e, uma semana depois, nós tínhamos conseguido lá o recurso para fazer aquilo que foi um sonho do Weverton e, certamente, está ajudando a cuidar para enfrentar essa doença que vai ser a doença que mais vai matar as pessoas no mundo, a partir de 2030, mais do que as doenças cardiovasculares. Parabéns, sejam bem-vindos! Vocês estão aqui muito bem referenciados por esse líder querido, que é o nosso Senador Weverton Rocha.

    Senador Weverton, Sras. e Srs. Senadores, nós também temos aqui a honra de hoje ter a presença do Caio, do Ciro, do Gustavo, da Maria Eduarda, do Heitor, da Nadya, do Kelton, do Ronald e da Vitória, que são representantes dos centros acadêmicos da Escs, do Ceub, da UnB, da Uniceplac e da Unieuro. Eles vieram aqui, Presidente, discutir conosco a respeito da proliferação desenfreada de novas escolas médicas, o que fere de morte a boa formação dos alunos de Medicina de todo o país.

    Quero parabenizar vocês pelo comprometimento, pela preocupação e dizer que, como Presidente da Frente Parlamentar da Medicina, eu estou aqui sempre vigilante, trabalhando para que nós possamos realmente formar cada vez melhores profissionais. Quando nós formamos melhores profissionais, o impacto é na saúde do povo brasileiro, principalmente através do Sistema Único de Saúde, que é o maior sistema público do mundo, que tem o tripé da integralidade, igualdade e equidade como pétreos e que garantem acesso às pessoas mais humildes deste país.

    Parabéns pela preocupação de vocês e que vocês voltem a esta Casa sempre, porque esta Casa aqui é que formula as políticas que aperfeiçoam nossos marcos legais! Parabéns a vocês, sejam muito bem-vindos! Com a devida vênia do Presidente, quero dizer que vocês estejam aqui e se sintam na casa de vocês, porque esta aqui é a casa de vocês.

    Presidente, muito obrigado aí pelo espaço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2024 - Página 11