Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre matéria legislativa que cria mecanismos de proteção da profissão de médico.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde:
  • Considerações sobre matéria legislativa que cria mecanismos de proteção da profissão de médico.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2024 - Página 12
Assunto
Política Social > Saúde
Indexação
  • REGISTRO, PROJETO DE LEI, PROTEÇÃO, PROFISSÃO, MEDICO, PROIBIÇÃO, ATIVIDADE, DESPREPARO, AUSENCIA, FORMAÇÃO.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Pela ordem.) – Presidente, eu gostaria de agradecer a presença dos nossos representantes aqui das universidades. É extremamente importante esse tema. A medicina é essencial à vida de todos nós e é um tempo que a gente precisa ajudar aqui a preservar aqui a qualidade. Então, parabéns pela iniciativa.

    Eu gostaria de somar um tema que sempre me preocupa com relação à medicina. Existe um projeto de lei, em que eu estou contando com o nosso Senador Dr. Hiran, pela profissão de médico, para que nos ajude a defender esse projeto de lei, que trata justamente da atividade de pessoas sem a preparação ou sem a formação médica para atividades que são específicas da medicina.

    Esse tipo de operação certamente prejudica a saúde das pessoas que são submetidas e acabam virando, muitas vezes, vítimas desses procedimentos realizados de forma incorreta. E depois, um médico de verdade tem que ir lá para corrigir o problema. E isso a gente tem que coibir aqui no nosso país.

    Então, esse projeto já existe e está na Comissão de Transparência, e eu espero que nós possamos tocá-lo em frente, de forma que nós possamos não só proteger a função de médico, a nobre função dos médicos, mas também proteger as pessoas de procedimentos incorretos que são feitos por pessoas que não são preparadas para atuar como médicos – vamos chamar assim. Então, isso é muito importante.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2024 - Página 12