Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Repúdio às recentes declarações do Presidente Lula relacionando a situação conflituosa na Faixa de Gaza, entre Israel e o grupo palestino Hamas, com o Holocausto

Preocupação com as queimadas e o efeito "El Niño" no Estado de Roraima. Comentários sobre medidas a serem adotadas pelos governos estadual e federal, bem como pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Governo Federal:
  • Repúdio às recentes declarações do Presidente Lula relacionando a situação conflituosa na Faixa de Gaza, entre Israel e o grupo palestino Hamas, com o Holocausto
Governo Estadual, Governo Federal, Meio Ambiente:
  • Preocupação com as queimadas e o efeito "El Niño" no Estado de Roraima. Comentários sobre medidas a serem adotadas pelos governos estadual e federal, bem como pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2024 - Página 28
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Meio Ambiente
Indexação
  • REPUDIO, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, COMPARAÇÃO, ATUAÇÃO, ISRAEL, GRUPO TERRORISTA, HAMAS, FAIXA DE GAZA, HOLOCAUSTO.
  • PREOCUPAÇÃO, QUEIMADA, EL NINO, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, AÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, SECRETARIA, DEFESA CIVIL, REGISTRO, ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF), EMERGENCIA, MEIO AMBIENTE, SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, ANTONIO DENARIUM, CONTRATAÇÃO, CANDIDATO APROVADO, PROCESSO, SELEÇÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Fala da Presidência.) – Quero aqui cumprimentar V. Exa. pelo pronunciamento. Acho que V. Exa., com toda veemência, com sua capacidade intelectual de analisar um fato de tamanha gravidade, que tem obviamente uma ressonância enorme na sociedade brasileira... Sabemos que é um tema extremamente sensível. Todos nós que somos cristãos temos que reprovar uma manifestação, na verdade, que extrapola os limites da compreensão humana, porque quem conhece a história do Holocausto sabe que mais de 6 milhões de judeus tiveram suas vidas ceifadas pelo radicalismo de Hitler. Nós apenas lamentamos aquela manifestação do Presidente, nós entendemos que realmente, como eu já disse, é lamentável o que ao mundo hoje assiste, porque todos os veículos de comunicação do mundo têm comentado, têm se reportado a esse assunto do último final de semana. Eu acredito, como V. Exa. também acredita, que não seria nada que viesse a diminuir a posição de um Presidente de um país como o Brasil fazer um mea-culpa, uma retratação, até porque às vezes as pessoas se excedem em determinados momentos.

    Tem a questão da guerra de Israel e o Hamas. A crueldade do Hamas é uma coisa brutal, mas que em nenhum momento poderia ser considerada em relação ao povo de Israel.

    Portanto, tenho certeza de que esse seu pronunciamento vai reverberar por todos os cantos do Brasil e na compreensão de todos os Parlamentares, inclusive os próprios seguidores, os aliados do Governo haverão de entender que houve um excesso, uma manifestação infeliz por parte do Presidente.

    Portanto, eu agradeço a V. Exa. pela manifestação.

    E, antes de encerrar a sessão, eu gostaria de fazer aqui apenas uma observação em relação ao meu estado, o Estado de Roraima, que está passando por um problema seriíssimo em relação às queimadas e ao efeito do El Niño. Tenho mantido contatos permanentes com o Comandante do Corpo de Bombeiros, o Coronel Anderson, com o Chefe da Defesa Civil, Coronel Cleudiomar.

    E há manifestações que vêm do interior, daquelas áreas mais sensíveis que estão passando por esse problema gravíssimo das queimadas destruindo pastagem, destruindo lavouras, ameaçando inclusive casas, etc., residências. A manifestação de um Vereador de um município, talvez o de acontecimento mais grave, é o Vereador Cuamba, lá no Município do Amajari, que tem me ligado insistentemente. E eu tenho mantido contatos inclusive com a Defesa Civil.

    Hoje pela manhã já falamos com o Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolf. Marcamos uma reunião para às 18 horas de hoje, segunda-feira, para tratarmos dessas questões. Inclusive, a ADPF, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, para efeito de emergência ambiental e crime ambiental, pode ser utilizada sim em um momento como esse.

    E nós conclamamos o Governador do Estado, Antonio Denarium, que faça na verdade, imediatamente, a contratação de 240 brigadistas, que já foram submetidos ao processo seletivo. E já tem disponível nas contas do governo em torno de R$6 milhões para que possa atender obedecendo a ADPF.

    Portanto, é um momento de tensão, de preocupação, de expectativa. E nós entendemos assim, que é necessário o governo do estado e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, agirem, porque são aproximadamente oito municípios que estão numa situação realmente de, eu diria até de alerta vermelho, por conta dos efeitos danosos que essas queimadas estão provocando no nosso estado, especialmente nesses municípios.

    Então, fica aqui o registro, fica aqui a cobrança, fica aqui o brado e o lamento para que, o mais rápido possível, nós possamos na verdade ver atendidas essas medidas emergenciais em relação às queimadas no nosso estado.

    A Presidência informa às Senadoras e aos Senadores que está convocada sessão deliberativa para amanhã, terça-feira, às 14 horas, com pauta divulgada pela Mesa e pela Secretaria-Geral.

    Cumprida a finalidade desta sessão, a Presidência declara o seu encerramento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2024 - Página 28