Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio ao ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Manifestação de apoio ao ex-Presidente Jair Bolsonaro.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2024 - Página 11
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, POSSIBILIDADE, PERSEGUIÇÃO.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) – Presidente, quero dizer da satisfação de falar depois do Kajuru Nasser e sob a sua Presidência.

    Sras. Senadoras, Srs. Senadores, eu me dirijo aqui na condição muito singular de natureza política. No dia 25 de fevereiro, próximo domingo, o ex-Presidente Jair Bolsonaro nos convida a todos a estar na Avenida Paulista. Eu estarei em missão fora do país, mas quero aqui enunciar que não estarei ausente e quero aqui expressar a presença pela via da solidariedade.

    Eu sou solidário com Jair Messias Bolsonaro, que eu conheço há 34 anos, melhor, 33 anos. Eu conheço Jair Bolsonaro há 33 anos. Com ele compartilhei vida partidária, enquanto ele pertenceu ao meu partido, e eu quero dizer que estou, pela via da solidariedade, presente a este evento de domingo que vem. E me lembrei, faz pouco, da primeira poesia que eu declamei, no Colégio Catarinense, há 65 anos; foi uma poesia muito inspiradora, pode ser criticada hoje: Se, de Rudyard Kipling – If –, e uma das estrofes diz assim:

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas

Em armadilhas as verdades que disseste,

E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,

E refazê-las com o bem pouco que te reste;

    Entre outros "ses" condicionantes da poesia, diz:

Tua é a Terra com tudo o que nela existe

E – o que [é muito] mais – tu serás um homem, ó meu filho!

    Quem assiste ao que está acontecendo no Brasil, em matéria não de persecução nem de investigação, mas de perseguição a Jair Bolsonaro, não pode ficar sem tomar posição. Pode ser contra as posições dele e pode ser a favor, indiferente não; e muito menos indiferente serei eu. Sou solidário. Estarei aqui cobrando a persecução e a investigação nas omissões que aconteceram, por exemplo, no dia 8 de janeiro – relatórios rejeitados, inquéritos que não prosseguem –, democraticamente.

    Por isto, quero, neste breve pronunciamento, dizer: eu tenho lado, estou aí, e, muito mais do que isto, enquanto estiver neste mandato, peço a Deus para ter coragem de enfrentar as ondas avassaladoras daqueles que dominam e exercem o poder – nem sempre com sabedoria –, para procurar com serenidade e espírito democrático construir aquilo que eu considero a liberdade que o Estado democrático de direito nos oferece.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2024 - Página 11