Comunicação inadiável durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca da posição do Governo brasileiro em relação ao conflito na Faixa de Gaza. Defesa do Presidente Lula quanto às declarações recentes sobre o conflito.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Governo Federal:
  • Esclarecimentos acerca da posição do Governo brasileiro em relação ao conflito na Faixa de Gaza. Defesa do Presidente Lula quanto às declarações recentes sobre o conflito.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2024 - Página 26
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, REFERENCIA, CONFLITO, LOCAL, FAIXA DE GAZA, DEFESA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, ASSUNTO.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Senadores, telespectadores da TV, ouvintes da Rádio Senado e internautas que nos acompanham pelas redes sociais, eu venho hoje com a preocupação de ajudar a jogar luzes sobre os eventos recentes a respeito da guerra entre Israel e o Hamas, que a extrema-direita brasileira usa para promover desinformação.

    A posição histórica do Brasil sempre foi de respeito, amizade e acolhimento ao povo judeu, que está na origem de parte da população brasileira e que aqui chegou, por meio dos grupos sefarditas, ainda no século XVI. No Recife, por exemplo, fica a primeira sinagoga das Américas, fundada por judeus vindos da Europa ainda nos anos 1600, no período da dominação holandesa em Pernambuco.

    Nós sempre defendemos o direito do povo judeu, do povo israelense de ter o seu Estado, mas também sempre defendemos o direito do povo palestino a um Estado. E essa posição da diplomacia brasileira, que, pode-se dizer, vem já de dezenas de décadas, é a mesma dos Governos do PT e também do Presidente Lula.

    No entanto, nós não podemos aceitar que, a despeito dos abomináveis atos terroristas contra os judeus, sejam do Hamas, sejam de outros grupos esses atentados, o Governo israelense de ocasião queira dizimar os palestinos. De 7 de outubro, quando eclodiu o conflito, até o último dia 16 de fevereiro, 30.309 seres humanos perderam a vida, 1.139 israelenses, boa parte vítimas do atentado terrorista do Hamas, e 29.170 palestinos. Desses palestinos, 20.805 são mulheres e especialmente crianças, cujo número de mortos chega a 12.405.

    Como afirmou o Vaticano, está em curso em Gaza uma carnificina, um morticínio que não pode ser ignorado por todos aqueles que defendem os direitos humanos, os direitos de crianças, os direitos de mulheres. E o que o Presidente Lula tem feito o tempo inteiro é defender a paz e esses direitos para homens e mulheres.

    Ninguém pode ser favorável a qualquer tipo de massacre, de genocídio, do que quer que seja, seja contra quem for. E o objetivo do Presidente Lula tem sido, até agora, propugnar pela paz, e propugnar pela paz passa também por reconhecer que há um conjunto de crimes de guerra sendo cometidos hoje pelo Primeiro-Ministro de Israel, o Líder da extrema-direita, Benjamin Netanyahu.

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Não é o Brasil ou o Lula, mas é o Governo de extrema-direita de Netanyahu que está isolado internacionalmente até mesmo pelo seu aliado histórico, os Estados Unidos.

    Hoje o Secretário de Estado americano Antony Blinken está no Brasil, ao lado de 26 outros ministros de relações exteriores, para uma reunião do G20, do qual somos presidentes este ano, e se encontrou com o Lula, numa clara demonstração de que não há mal-estar na relação entre Brasil e Estados Unidos.

    Não vamos nos silenciar diante do Governo assassino de Netanyahu, que usa os mesmos métodos chulos, irresponsáveis, ofensivos e mentirosos dos seus correlatos de extrema-direita pelo mundo para lançar uma cortina de fumaça sobre o extermínio de inocentes.

    Aqui no Brasil...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Peço a V. Exa. um minuto a mais.

    Aqui no Brasil, são muitos os que abraçam os nazistas e dizem defender o povo judeu. De regra, são as mesmas vivandeiras e quartéis por trás da tentativa de golpe de Estado e do 8 de janeiro, são os que fazem um escarcéu com a fala do Presidente, mas se silenciam diante da morte de 20 mil mulheres e crianças palestinas do mesmo jeito que se silenciaram para os 700 mil mortos pela covid no nosso país.

    Bolsonaro, por exemplo, se orgulha em dizer que é bisneto de um soldado de Hitler, um homem que foi o responsável pelo extermínio de 6 milhões de judeus. Recebeu calorosamente uma Deputada alemã de partido neonazista, neta de um ex-Ministro do Reich. Pousou para foto...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... ao lado de um sósia de Hitler. Mandou mensagens a apoiadores radicais, distribuídas por mailing a sites nazistas. Afirmou que o Holocausto é algo que pode ser perdoado. Quem disse isso foi Jair Messias Bolsonaro, mas não lembro de nenhuma manifestação desse mesmo pessoal, hoje muito histérico com a declaração de Lula, sobre essas atitudes chocantes tomadas por esse projeto de führer.

    Então, sejamos honestos no debate e paremos de investir na desinformação diante de um drama humano de proporções gigantescas. A matança de palestinos por parte do extremista Netanyahu tem de parar urgentemente, pelo bem do povo palestino, pelo bem do povo judeu, pelo bem da humanidade.

    Muito obrigado a todos e a todas.

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2024 - Página 26