Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca dos dois primeiros institutos completos de autismo, no interior de Goiás, criados por iniciativa de S. Exa., e do centro diabético de Goiânia/GO.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Saúde:
  • Comentários acerca dos dois primeiros institutos completos de autismo, no interior de Goiás, criados por iniciativa de S. Exa., e do centro diabético de Goiânia/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2024 - Página 34
Assuntos
Outros > Atividade Política
Política Social > Saúde
Indexação
  • COMENTARIO, REFERENCIA, INSTITUTO, AUTISMO, LOCAL, INTERIOR, ESTADO DE GOIAS (GO), CENTRO, DIABETES, GOIANIA (GO).

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, eu quero aproveitar as palavras sempre importantes, oportunas e sábias do paranaense Senador Flávio Arns em relação a uma causa que, além do diabetes, é a minha prioridade no Estado de Goiás, que é o primeiro estado do Brasil, conforme o senhor tem conhecimento, a ter criado os dois primeiros institutos completos de autismo, e, agora, no interior de Goiás, mais dois também criados por mim. Portanto, estamos atendendo a mais de 5 mil crianças autistas no Estado de Goiás.

    E, assim como fiz um agradecimento ao amigo valioso Senador Astronauta Marcos Pontes, que foi até Goiânia conhecer o meu centro diabético, que é o único do Brasil inclusive, e vai fazer o mesmo no Estado de São Paulo, como o senhor quer fazer em Minas Gerais, quero dizer que amanhã cedo estarão, em Goiânia, a esposa do Ministro Camilo Santana, a querida Onélia, que é Secretária de Proteção Social do Estado do Ceará; a Secretária Estadual de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara; e a Senadora, que tanto respeito, Augusta Brito, juntamente comigo. Todas serão recebidas pelo Governador Ronaldo Caiado e pela Primeira-Dama, Gracinha Caiado, e lá vão conhecer toda a estrutura que hoje é referência nacional para o Brasil.

    Espero que outros Senadores e outras Senadoras façam o mesmo que Fortaleza agora vai fazer, com essa importância que existe para muita gente que desconhece, Presidente Rodrigo Pacheco, a gravidade do autismo hoje.

    No ano passado, Presidente, a cada cem crianças, uma nascia autista; a partir de agora, Presidente, a cada 36 crianças nascidas, uma é autista.

    E veja que o autismo, às vezes, é tratado até com desrespeito em redes sociais. Veja o que passou o meu amigo pessoal Marcos Mion, com quem trabalhei na MTV, que é pai de Romeu, autista: simplesmente montaram, canalhamente, um vídeo em que ele apresenta um remédio e diz que aquele remédio curou o filho dele autista. Autismo não tem cura. Autismo precisa de tratamento.

    Esse é o registro que eu quero fazer, e agradeço ao Ministro Camilo Santana e toda a equipe do Governo do Estado do Ceará, que vai ter, portanto, esse mesmo instituto de autismo de Goiânia, Goiás.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2024 - Página 34