Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 36
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, DESPEDIDA, SENADOR, FLAVIO DINO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela ordem.) – Obrigada.

    Senador Weverton, eu quero cumprimentá-lo, cumprimentar o Presidente Rodrigo Pacheco, cumprimentar todos os colegas e, de forma muito especial, cumprimentar o nosso querido amigo, líder, companheiro, orgulho do Maranhão, Flávio Dino.

    Flávio Dino, hoje, quando recebemos a informação de que seria, na verdade, o seu último pronunciamento, veio-me à memória um filme. Veio-me à memória como, na verdade, eu, pessoalmente, conheci V. Exa., em 2006, quando um colega, ex-professor, meu professor da Universidade Federal do Maranhão, me ligou. Eu ainda era candidata a Deputada Estadual e ele me disse a seguinte frase: "Eliziane, eu quero que você conheça o Dr. Flávio Dino". Falei: "Quem é ele?". Ele falou: "Ele vai ser Governador do Maranhão. Ele ainda vai ser Presidente da República. Ele vai ser o maior líder político do Brasil!". Falei: "Nossa, eu quero conhecê-lo!". Então, ele me levou até você, nós nos conhecemos e iniciamos conversas e uma caminhada política que está aí até hoje.

    No nosso primeiro encontro, eu discuti com você a bem-aventurança de Cristo: "Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos". Naquele momento, nós dois discutimos um projeto para o Maranhão em cima da bem-aventurança de Cristo, em que se unia a visão social do Estado e a visão do reino de Deus. Nós, então, passamos a debater, na sociedade maranhense, projetos melhores para o crescimento e reestruturação do Estado, todos eles centrados no que é o amor de Cristo, no que é, verdadeiramente, o cristianismo. Faço referência, Flávio, porque, durante toda a sua caminhada e a sua trajetória política, V. Exa. colocou como uma premissa fundamental na sua vida o que é o princípio maior do cristianismo, que é o amor ao próximo, que é aquilo protagonizado e orientado por Jesus Cristo.

    A partir de então, você foi eleito Deputado Federal e eu fui eleita Deputada Estadual. Depois, como disse o meu colega professor, que não está mais entre nós, você sabe disso, você foi eleito Governador; depois, Senador; e, agora, você vai para o Supremo Tribunal Federal, mas você vai ser aposentar, não é? Porque você terá a sua aposentadoria. Ou, quem sabe, antes, poderá ser, como disse o meu professor, Presidente da República do nosso país, porque creio que isso ainda poderá ocorrer.

    Faço tudo isso para dizer, Flávio, que você, além de ser um homem cristão, um homem de família – cumprimento aqui a...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – Cumprimento a Dani, sua esposa, e toda a sua família.

    V. Exa. instaurou um modelo exemplar e correto de gestão pública. Todo o Brasil viu o que o Maranhão protagonizou, durante anos, um sistema prisional falido, com várias rebeliões...

    Eu lembro, Flávio Dino, que eu, ainda como Deputada Estadual, fiz uma investigação lá, ainda na CPI da Pedofilia no Maranhão e em várias outras empreitadas, em relação ao sistema de segurança pública, e nós chegamos a uma gangue chamada Anjos da Morte, cujos integrantes, dentro do sistema prisional, em torno de 26 internos do sistema prisional, cozinhavam colegas internos. E ali, num verdadeiro ritual, processavam um sistema de violência permanente. E a gente acompanhou rebeliões, a gente acompanhou cabeças decepadas, nós acompanhamos um cenário catastrófico de violência no estado.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – Quando V. Exa. foi eleito Governador, V. Exa. interrompeu esse ciclo de violência e se iniciou, a partir de então, um momento diferenciado com uma segurança pública, no Maranhão, exemplar para o Brasil inteiro, o que V. Exa. reproduziu como Ministro da Justiça.

    Finalizo a minha fala, Ministro Flávio Dino, dizendo, como Relatora dessa CPMI, que nós investigamos durante cinco meses, recebemos um profundo volume de documentos, fizemos uma investigação apurada, e em nenhum momento, em nenhum segundo nós recebemos qualquer informação ou qualquer dado material que pudesse, na verdade, colocar em xeque a sua posição como Ministro da Justiça.

    Quero lhe dizer, Flávio, que a história, o tempo e as próximas gerações lembrarão de V. Exa...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – As nossas próximas gerações lembrarão de V. Exa. como um homem defensor da democracia, como um homem que foi vital para evitar que o nosso Brasil, infelizmente, experimentasse um golpe de Estado. V. Exa. foi vital para isso. Então, esta geração e as próximas gerações lerão isso na literatura que hoje se escreve sobretudo de V. Exa. como Ministro da Justiça.

    Parabéns a V. Exa.! Eu sou orgulhosa de ser sua amiga, eu sou orgulhosa de ser sua colega e sua liderada, que fui e serei, porque V. Exa. continuará como um servo, como diz a Bíblia Sagrada, como um servidor público, agora em uma outra esfera no Judiciário brasileiro. Nós perdemos um Senador, é claro, mas nós ganhamos um grande jurista, como V. Exa. sempre foi, imparcial, digno e probo, como sempre será agora como Ministro do Supremo Tribunal Federal.

    Muito obrigada e parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 36