Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 37
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, DESPEDIDA, SENADOR, FLAVIO DINO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - MA) – Obrigado, Senadora Eliziane.

    Eu também, como membro da bancada do Maranhão, juntamente com a Senadora Ana Paula, que amanhã estará já assumindo o Senado, Senador Líder Eduardo Braga, não poderia deixar de fazer este cumprimento, Presidente Pacheco, ao Senador e, daqui a pouquinho, Ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino.

    Não vou fazer a fala do seu currículo, porque eu tive a honra de ser o seu Relator e a fiz, até de forma inusitada, antes da sessão da CCJ, publicamente já a fiz, de forma muito tranquila e segura.

    Aqui também há vários presentes, que eu citei, que o estão homenageando neste momento. Estou vendo aqui o ex-Deputado Estadual – sempre Deputado – Marco Aurélio, que veio lá de Imperatriz; o Presidente da Famem, o Ivo; a Dra. Larissa Abdalla; então, vários amigos seus, personalidades que estão aqui o prestigiando.

    Mas eu queria, assim, de verdade, dentro da sua fala do "c" e do "s" de "consertar", lembrar-me aqui de um comandante da missão de que eu tive a honra de participar, ainda como Deputado Federal, no lançamento da pedra fundamental da Base Comandante Ferraz – e o Comandante Ferraz era ludovicense –, aquela base que pegou fogo, que foi, graças a Deus, reerguida e está lá representando bem o Brasil na Antártica brasileira. Naquela missão, o comandante da missão na Antártica brasileira falava justamente da honestidade de propósito.

    Então, se eu tivesse que resumir tudo, eu poderia dizer que S. Exa. – todos que o conhecem, todos que o acompanham, que divergem, sabem disso –, hoje, o Flávio Dino, tem uma coisa chamada honestidade de propósito. O acertar e o errar é consequência da vida, e o Brizola, todos já diziam: quem erra muito é porque tentou muito acertar. Quem não faz nada, quem não dá o primeiro passo é incapaz de errar, porque não teve a iniciativa de fazê-lo.

    Então, na vida, principalmente neste momento difícil do Brasil, com essa polarização doentia que nós estamos vivendo, esse "consertar" com "s" e com "c" é fundamental para que alguém que seja da política e que conheça de verdade o que se passa lá na ponta possa ir para um Poder tão sensível como é o Poder Judiciário ajudar nesse concerto, que é de várias mãos e de várias partes. Não há uma solução de uma varinha de condão, mas há pessoas que podem contribuir na construção de uma solução concreta para o Brasil, que no final é o que V. Exa., o que todos aqui querem deixar: um Brasil para os nossos filhos justo, igualitário – que muitos aqui sonharam deixar dentro da sua luta, que construíram dentro da sua luta.

    Este ano nós estamos no centenário de Darcy Ribeiro, que já falava da importância de que se tenha a educação para fazer justamente essa união da nossa sociedade e do desenvolvimento do nosso país. Portanto, aqui também os meus cumprimentos, as minhas saudações sinceras.

    E dentro dessa luta que aqui a Eliziane lembrava, em 2012, 2011, quando ainda o Deputado Othelino me apresenta – em 2010 ou foi em 2009 –, o Deputado Othelino me liga para marcar reunião também, para fazer a apresentação de V. Exa., para me apresentar, para que a gente pudesse ali começar também um sonho. E a muitos que vieram me perguntar durante esse percurso eu falei, Senador Eduardo, que nós nos aliamos no momento mais difícil, porque nós estávamos na oposição contra quem estava comandando ali o Palácio naquele momento, e todos juntos, com o Othelino, Eliziane, Rubens, todo mundo junto, nos unimos para perseguir um grande sonho, enfrentar um grande desafio.

    E aqui está hoje V. Exa., encerrando esse ciclo, começando um novo, e eu tenho certeza de que, com essa honestidade de propósito, tem muito o que contribuir para o Brasil agora, nessa nova posição do time em que V. Exa. irá jogar.

    Então, eu fiz questão de falar aqui, na frente do Líder Eduardo Braga, porque é uma sessão histórica.

    E eu faço questão de convidar o nosso Presidente, Rodrigo Pacheco, para que ele assuma a sessão.

    E agradeço a deferência que V. Exa. teve, não só na indicação, junto com o Presidente Davi Alcolumbre, para a relatoria do colega conterrâneo, Senador Flávio Dino, como também com um Senador membro da mesa, daqui, conterrâneo do indicado, para que pudesse, neste momento, estar junto, participando deste momento histórico, com o qual eu tenho certeza de que o povo do Maranhão está bastante feliz; e sabendo que estamos sendo bem representados agora pela Senadora Ana Paula, que já, já estará aqui cumprindo seu papel constitucional e político.

    Então, Senador Eduardo Braga, com a palavra, como Líder do MDB.

    E passo aqui a Presidência ao nosso Presidente Pacheco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 37