Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor
Soraya Thronicke (PODEMOS - Podemos/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 40
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, DESPEDIDA, SENADOR, FLAVIO DINO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS. Pela ordem.) – Caro colega, Senador Flávio Dino, a partir de depois de amanhã, Ministro do STF, gostaria de dizer da surpresa que foi conhecê-lo, primeiro, porque me diziam, todos dizem: "Flávio Dino é um comunista". E aí os contrassensos da vida – e isso é para mostrar para os brasileiros que eles precisam olhar, analisar e julgar menos –: primeiro, eu encontro um comunista extremamente cristão e católico; aí, eu encontro um comunista...

    Presidente Pacheco, desculpa, não o cumprimentei. É que eu não queria me delongar, não quero me delongar, quero ser rápida.

    Aí eu encontro um comunista conservador, conservador da democracia, porque o verdadeiro conservadorismo é o conservadorismo institucional. Mais uma lição para todos nós, brasileiros: nós devemos estudar.

    A surpresa da sua cultura, da sua capacidade, isso não foi – para muitos foi, para mim, não... Um homem que passou num concurso público, como é o concurso de juiz, que é um concurso muito difícil, e é da mesma área que eu sou.

    Eu sempre gosto de exaltar os juízes que vêm do quinto porque eu sou advogada, mas a sua trajetória é diferente. Ela vem da política também. Ela foi de carreira. Aí vem para a política e daí volta para a magistratura. Então, eu entendo a importância...

    Por mais que não seja um advogado, sabe as agruras de ser um advogado, Presidente Rodrigo, porque só a gente que é advogado de barriga no balcão de fórum e de tribunal...

(Soa a campainha.)

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – ... só a gente sabe a dificuldade da advocacia.

    Mas V. Exa. experimentou as dificuldades de passar pelo escrutínio do povo, as dificuldades do dia a dia de ser julgado. Então, o senhor julgou, sempre foi muito julgado e volta agora a julgar.

    E falo da minha alegria de o senhor sair do páreo, porque eu confesso que, se eu voltar para o páreo de uma Presidência da República, vou ter muita dificuldade em debater com V. Exa. Então fique lá, seja feliz. Depois dos 75 anos pode voltar, porque eu acho que vou estar igual ao Kajuru, já aposentada.

    Sorte, boa sorte na sua vida. Eu tenho certeza de que serás digno, justo, imparcial, honesto, probo, enfim, competência tem bastante. Obrigada por não estar no páreo comigo. Um abraço. Boa sorte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 40