Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 41
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, DESPEDIDA, SENADOR, FLAVIO DINO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, e aqui quero cumprimentar os Senadores Weverton e Eliziane, do Maranhão, e o colega e amigo, Deputado, Governador, Senador e hoje Ministro do Supremo Tribunal.

    Eduardo falou no Thiago, falou no Abrahim, de Itacoatiara. Quero aqui relembrar que a última vez que o Ministro esteve na cidade de Manaus, ele recebeu um título de cidadão do Município de Itacoatiara, que foi concedido pela Câmara Municipal, de autoria da minha suplente – uma mulher descendente de indígena, minha primeira suplente do Senado Federal –, que concedeu esse título, e nos honra muito você ser um cidadão itacoatiarense, até porque a sua família...

    Mas esteve lá uma pessoa por quem nós temos um carinho muito grande, a Baby Rizzatto, que é prima do Senador e hoje Ministro.

    Mas falar sobre o seu legado no passado, nós que estamos na política, às vezes, coisa nenhuma vale. Sempre nós somos cobrados pelo presente. Sempre foi assim e sempre será assim. Na política, o legado, muitas vezes, é esquecido, e a verdade é que a gente tem que prestar contas, principalmente quem é eleito com o voto popular, diariamente.

    E é lógico que a exposição que o Supremo Tribunal Federal tem hoje é uma cobrança também. E não tenho dúvida nenhuma, Senador Flávio Dino, que se despede hoje de seus colegas, que deixa um legado muito grande na política brasileira, como Deputado, como Governador, como Ministro, que é um cargo político, porque é um cargo que é escolhido por um Presidente da República, e irá para um cargo técnico, de que, tecnicamente...

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... V. Exa., na sabatina, demonstrou claramente, para os nossos colegas Senadoras e Senadores e para o Brasil, a sua capacidade, a sua inteligência e a sua sapiência no meio jurídico, até porque, se você analisar todos os Ministros do Supremo, sem desmerecer ninguém, todos estão ali pelas suas qualidades e foram sabatinados por esta Casa.

    V. Exa. veio do Judiciário, passou pelo Executivo, passou pelo Legislativo, volta para o Judiciário hoje. E que Deus possa acompanhá-lo estes dias todos. Tenha certeza absoluta de que nós torceremos muito para que o Brasil viva uma democracia plena, um Supremo Tribunal independente, assim como tem que ser independente o Congresso Nacional. As leis aprovadas aqui devem ser respeitadas pelos outros Poderes.

    E tenho certeza de que você será uma voz ativa em relação a muitos questionamentos que são feitos por colegas Senadores em relação ao que aprovamos aqui, que é questionado, muitas vezes...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... pelo Supremo Tribunal Federal. (Fora do microfone.)

    Que Deus possa acompanhá-lo, dar-lhe muita visão, saúde, que é o que mais a gente precisa, para que a gente possa melhorar o país.

    E onde você estiver, seja como Deputado Federal, Governador, Senador, Ministro e agora Ministro do Supremo, você está torcendo por um Brasil melhor e para que o povo brasileiro tenha uma qualidade de vida melhor. E que Deus possa abençoá-lo muito na sua nova caminhada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 41