Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem ao Senador Flávio Dino, que se despede de seu cargo para assumir vaga de Ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 42
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, DESPEDIDA, SENADOR, FLAVIO DINO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, nobre Senador Flávio Dino, que hoje se despede, hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Comissão de Constituição e Justiça, foi aprovado um título de cidadão pernambucano para V. Exa. Não me ocorre agora o proponente, mas espero estar presente lá no meu estado no dia em que V. Exa. for agraciado.

    Evidentemente que muito perde o Parlamento com a sua ausência. Esse pequeno tempo de presença aqui, além do longo tempo na política, comprova isso.

    Mas, com certeza, ganhará muito o Supremo, pela sua posição sempre lúcida, dura, sem perder a ternura, como foi no dia daquela longa sabatina. E como V. Exa. colocou muito claramente o seu entendimento na política, ou da política, que a gente vive mediado por uma realidade, mas também por sonhos e ideais, eu me atrevo a lançar mão da sua fé, que também é a minha fé.

    V. Exa. é um homem de religião, portanto é um homem que deve ler os Evangelhos, é um homem que deve praticar as liturgias da nossa Igreja Católica.

    Quis o destino que V. Exa. se despedisse de nós no tempo da Quaresma. O primeiro domingo da Quaresma traz o Evangelho acho que de São Marcos, que é o Evangelho das tentações. É o início do jejum de Jesus Cristo, tentado pelas coisas brilhosas...

(Soa a campainha.)

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... pelas coisas fáceis que lhe são apresentadas para ele virar o rei, quem sabe. E a resistência é porque tinha um caminho, a resistência é porque tinha uma profecia, a resistência do que veio fazer aqui no mundo, todo o processo de concepção, de morte, de ressurreição, enfim, daquilo em que a gente acredita.

    Na política eu acho que também é um pouco assim, sem querer, de forma nenhuma, chegar próximo dessa tentação, mas nós somos tentados. E a boa política, que V. Exa., tanto lá quanto aqui, reverbera, em Max Weber... Eu me lembro que eu disse: o senhor transitou de Max Weber ao futebol. Então, na realidade e naquilo que há de suporte, de referência, é isso, é a gente ter um pé na realidade. Portanto, as tentações nós chegam...

(Soa a campainha.)

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... mas resistimos a elas, porque a gente tem um sonho, porque a gente tem um ideal, porque a gente tem um projeto.

    O senhor nos fez muito felizes, a nós, ao povo do Maranhão, ao povo do Brasil. Então, resta-me finalizar desejando a V. Exa. que seja muito feliz no Supremo Tribunal.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 42