Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar em razão do falecimento da Sra. Luiza Trajano Donato e do Sr. Abilio Diniz.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Manifestação de pesar em razão do falecimento da Sra. Luiza Trajano Donato e do Sr. Abilio Diniz.
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 48
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, ABILIO DINIZ, EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA, VENDA A VAREJO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Muito obrigado, Senador Flávio Dino. Muito boa sorte!

    Cumprimento e desejo boas-vindas definitivas à Senadora Ana Paula Lobato, que em breve assumirá a vaga deixada pelo Senador Flávio Dino. Seja muito bem-vinda uma vez mais entre nós.

    Srs. Senadores, Sras. Senadoras, Presidente Renan Calheiros, Presidente Jader Barbalho, eu gostaria de fazer três manifestações, e eu peço a atenção do Plenário em relação a elas.

    Primeiramente, gostaria de fazer um registro, em nome do Senado Federal, da grande tristeza em função do falecimento de duas grandes figuras do empreendedorismo brasileiro que nos deixaram recentemente. A visionária Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, e o grande Abilio Diniz, pioneiro à frente do Grupo Pão de Açúcar. Ambos, cada um à sua maneira, transformaram não apenas o varejo nacional, mas também a maneira como pensamos no Brasil os negócios, a liderança, a responsabilidade social em nosso país.

    Luiza Trajano Donato, com sua visão aguçada e determinação inabalável, transformou uma pequena loja na cidade de Franca, interior de São Paulo, em uma das maiores redes varejistas do Brasil. Sua liderança inspiradora, seu foco na experiência do cliente e sua aposta na inovação, consolidaram o Magazine Luiza como um exemplo de sucesso e referência em excelência no comércio brasileiro.

    Abilio Diniz, com quem eu tive a satisfação de ter convivência, enquanto líder do Grupo Pão de Açúcar revolucionou o setor supermercadista nacional. Graças à sua visão estratégica, gestão focada na excelência e espírito inovador, levou uma pequena doceria do centro de São Paulo a se consolidar como uma das maiores cadeias de supermercados do país, redefinindo padrões de serviço e de relação com os consumidores.

    Ambos – Luiza e Abilio –, em suas trajetórias, compartilharam características notáveis: a resiliência diante das adversidades, a paixão pelo empreendedorismo e o compromisso com o bem-estar de seus empregados e colaboradores, além do compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Suas histórias são fontes de orgulho e admiração para todos nós e evidenciam o impacto que uma liderança comprometida e visionária pode ter na construção de um país mais justo e próspero.

    É, portanto, meus caros colegas, com profundo respeito e admiração que homenageamos esses dois grandes brasileiros, ao mesmo tempo que reiteramos nossas sinceras condolências aos seus familiares e amigos. Temos a inquestionável convicção de que as vidas de Luiza Trajano Donato e de Abilio Diniz serão lembradas como exemplos de dedicação, inovação, amor pelo nosso país. E temos a esperança de que seus legados atemporais sejam faróis a inspirar as atuais e futuras gerações de brasileiros a empreender, inovar e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

    O segundo registro, Srs. Senadores, Sras. Senadoras...

(Soa a campainha.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 48