Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação acerca do pronunciamento do Presidente da República sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Conflito Bélico, Governo Federal:
  • Manifestação acerca do pronunciamento do Presidente da República sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza.
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2024 - Página 53
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Conflito Bélico
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, PRONUNCIAMENTO, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CONFLITO, GUERRA, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL, HAMAS, FAIXA DE GAZA, PALESTINA.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Perfeitamente, Senador Omar Aziz.

    Apenas um esclarecimento muito importante da manifestação desta Presidência em relação ao respeito aos dois povos, ao reconhecimento de um ataque terrorista que sofreu Israel e de uma desproporcionalidade da reação de Israel à Palestina. Não há de minha parte nenhum tom de polemização tampouco de reprimenda ao Presidente da República; é apenas uma conclamação na busca de pacificação e de reconhecimento de que a parte em que há uma comparação de qualquer acontecimento dessa natureza com o Holocausto do povo judeu é algo absolutamente indevido e impróprio, que mereceria um pedido de retratação, de desculpas. Apenas isso. É uma posição da Presidência muito equilibrada em relação a um conflito que precisa ser tratado como conflito que precisa ser solucionado e não fomentado. Então, é essa a intenção da Presidência, não é jamais de querer tomar um lado ou de perder isenção e responsabilidade em relação a um tema dessa natureza.

    Verdadeiramente, não há um lado de minha parte, apenas uma reflexão que reputo responsável sobre uma comparação feita ao Holocausto, que eu considero que é do dever.

    Com a palavra, Senador Jaques Wagner.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2024 - Página 53