Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o relatório final da Comissão Temporária Externa que acompanhou a situação do povo Yanomami em Roraima. Comentário sobre a omissão do Governo Federal em salvaguardar as milhares de vidas dos povos indígenas.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Governo Estadual, Governo Federal, População Indígena:
  • Considerações sobre o relatório final da Comissão Temporária Externa que acompanhou a situação do povo Yanomami em Roraima. Comentário sobre a omissão do Governo Federal em salvaguardar as milhares de vidas dos povos indígenas.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2024 - Página 23
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Indexação
  • SITUAÇÃO, COMENTARIO, TRIBO YANOMAMI, SAIDA, GARIMPEIRO, TERRAS INDIGENAS, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAZONAS (AM), ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REGISTRO, IMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Nós agradecemos e o saudamos por trazer mais uma vez a temática. E, evidentemente, orientamos os meios de comunicação da Agência Senado para que não apenas transcrevam, mas que deem conhecimento do seu pronunciamento. Evidencie-se também que a Mesa o faz porque acompanhou, pari passu, ao lado do Presidente Rodrigo Pacheco, desde a sua designação, a formação da Comissão para tratar sobre o gravíssimo assunto que atentava também contra as vidas de milhares de integrantes dos povos originários, mas que também gerava desafortunadas outras situações a quem ali residia e a quem dali também retirava o seu sustento.

    Isso é um ponto pacífico de que o Governo Federal não poderia abrir mão – e o Governo do Presidente Lula assim o fez –, de demonstrar a sua participação para salvaguardar as milhares de vidas dos povos indígenas, além de outros temas, e recorre ao seu pronunciamento um, que é de obviedade, mas é uma obviedade que, por vezes, passa à margem do debate de preocupações. Ou seja, o Estado de Roraima passou a assumir responsabilidades que são responsabilidades desde as prementes relacionadas à saúde, principalmente à educação além daqueles seus cidadãos, conterrâneos de V. Exa., mas de outros milhares advindos do Estado vizinho da Venezuela, do país vizinho da Venezuela. E isso se cobra diretamente ao município capital e ao estado por inteiro, devendo o Governo Federal ter essa exata dimensão do quanto necessárias são medidas que socorram o Estado sob esse aspecto.

    Parabéns, Senador Chico Rodrigues, mais uma vez.

    Senador Lucas, por gentileza, V. Exa. está inscrito, nós gostaríamos de ouvi-lo regimentalmente. V. Exa. tem um prazo de 10 minutos.

    Eu tinha feito a menção, pela ordem, ao Senador Eduardo Girão, e assim o será. Senador Jayme, perdoe-me porque o Senador Plínio Valério encontra-se inscrito na posição décima e V. Exa. na décima quinta. Em seguida, V. Exa. será chamado, à fala do Senador Plínio.

    Senador Lucas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2024 - Página 23